Águas-Mestras

aguas mestrasÁGUAS-MESTRAS — Na arquitetura, são os planos trapezoidais de um telhado com quatro águas (ou águas-furtadas), as partes principais da cobertura. Em outras palavras, são as duas partes maiores e inclinadas do telhado, as quais se encontram nas laterais maiores do edifício, contrastando com as duas partes triangulares menores (tacaniças) nas laterais. Este tipo de telhado, também chamado de telhado quadrangular, possui quatro lados inclinados que se encontram num ponto central, formando quatro superfícies inclinadas. As águas-mestras são elementos cruciais na arquitetura, pois definem a forma e a estética do telhado, além de se responsabilizarem pela drenagem da água da chuva.

Dicionário
da arquitetura

ÁBACO — Designação que se dá ao elemento sobre o capitel de uma coluna onde apoia a arquitrave ou de onde parte um arco. Este elemento é geralmente achatado e mais largo que o capitel, pois a sua função principal é servir de base de apoio ao peso exercido pelo elemento superior.

ACRÓPOLE — Na Antiguidade era o santuário — e eventualmente uma fortaleza de defesa — localizado no ponto mais alto das cidades gregas. Quase sempre era cercada por muralhas. Também abrigava sedes administrativas civis e religiosas. A mais famosa das acrópoles gregas era de Atenas. Em 1987, o monumento foi considerado “patrimônio da humanidade” pela UNESCO, o órgão da ONU para os assuntos da educação, ciência e cultura. Atualmente está passando por um processo de restauração e reformas, com vistas à preservação e à melhoria das instalações reservadas aos visitantes. Estima-se que o local receba por ano mais de oito milhões de turistas.

ACROTÉRIO — É o ponto mais elevado (ou cimo) de um edifício. Também pode ser um pedestal sem ornatos, geralmente colocado nas extremidades e/ou no cume do frontão ou ainda de espaço a espaço nas balaustradas. Serve de suporte para estátuas e outras figuras esculpidas. O uso do acrotério surgiu na arquitetura da Antiguidade Clássica, incialmente entre os gregos e depois entre os romanos.

água furtadaÁGUA-FURTADA — É a aresta inclinada formada pelo encontro de duas superfícies do telhado, onde a água da chuva escoa. Serve para direcionar a água para as calhas e evitar infiltrações. Também pode ser chamada de calha ou rincão. Pode referir-se também a uma parte do edifício, espaço localizado entre o telhado e o penúltimo andar, onde as janelas se abrem diretamente sobre o telhado. Geralmente possui tetos inclinados. É um lugar que pode ser utilizado para fins diversos, como quartos ou áreas de lazer.  Como escreveu o historiador português José Augusto França na obra “Despedida Breve”: “Das águas-furtadas, levantadas nos telhados muito negros, espreitava-se o rio”.



 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados