Aluminotermia
Processo metalúrgico de soldagem que utiliza o alumínio em pó como agente redutor para extrair metais (como ferro, cromo, manganês) de seus óxidos, liberando grande quantidade de calor (reação exotérmica). A reação gera temperaturas superiores a 2500°C, o que produz metal fundido e óxido de alumínio (escória). É amplamente aplicada na soldagem de trilhos ferroviários. A mistura (termite) é ignitada em um cadinho, e o ferro fundido preenche a junta dos trilhos, o que permite a soldagem em campo sem a necessidade de energia elétrica. É também utilizada para obter metais de difícil redução (cromo, nióbio, tungstênio, etc.) isentos de carbono. A técnica foi inventada pelo químico e metalúrgico britânico Hans Goldschmidt em 1895.
Dicionário
da metalurgia
METALURGIA é a ciência tecnológica dedicada à extração de metais a partir de minérios, transformando-os em ligas para aplicação em diversas atividades. Envolve processos conhecidos como fundição, conformação, soldagem e tratamento térmico para melhorar propriedades como dureza e resistência. A metalurgia extrativa foca na extração e purificação de metais (ferro, alumínio, cobre, etc.) de suas fontes naturais. A metalurgia da transformação estuda a estrutura e as propriedades dos metais. Essa tecnologia é essencial nas indústrias da construção, automotiva, aeroespacial, eletrônica e máquinas.
ALNICO — Na metalurgia é a liga magnética de alumínio (al), níquel (ni) e cobalto (co). Usa-se para fazer ímãs permanentes fortes, com excelente estabilidade térmica e resistência à oxidação. É comum em captadores de guitarra, microfones, alto-falantes e instrumentos de medição, pois proporciona um som mais tradicional e aveludado em instrumentos musicais. Não teve um inventor específico. Foi desenvolvido através de pesquisa dos engenheiros da General Electric nos Estados Unidos por volta de 1929. Depois, o metalurgista japonês Tokushichi Mishima descobriu o aço MKM (aumínio-níquel-ferro). Essa descoberta possibilitou o aprimoramento dos modernos alnicos.
ALUMEL — Na metalurgia é uma liga metálica composta majoritariamente composta por níquel (cerca de 95%), alumínio, manganês e silício. Essa liga é utilizada principalmente como o polo negativo em Termopares tipo K (sensor de temperatura). É conhecida por sua alta resistência à oxidação. Pode ser usada em temperaturas de até aproximadamente 1.200 graus centígrados. É levemente magnética, o que ajuda na identificação da polaridade. O alumel é fundamental na indústria para medição de temperatura em fornos, fornalhas e processos industriais gerais.