Richard Heinrich Ludwig Avenarius nasceu no dia 19 de novembro de 1843, na cidade de Paris, França. Morreu no dia 18 de agosto de 1896, na cidade de Zurique, Suíça.
Foi cedo para a Alemanha, formando-se em Leipzig. Depois, foi indicado em 1877 para lecionar filosofia em Zurique, onde permaneceu até a morte. Fundou o ceticismo empírico, teoria segundo a qual a tarefa do filósofo é desenvolver um “conceito natural do mundo” baseado na “experiência pura”. Para conseguir isso, seria necessário restringir o pensamento aos dados fornecidos exclusivamente pela percepção, eliminando do ato qualquer fator metafísico.
Para evitar essa deformação do real, seria necessário situar-se no terreno da experiência pura. Chegou à solução desse problema através de uma análise crítica da experiência e de um enfoque biológico do conhecimento humano. Segundo esse ponto de vista biológico, todo processo de conhecimento é uma função vital e somente assim pode ser entendido. Interessou-se pela relação de dependência entre os indivíduos e seu meio ambiente, descrevendo-a através de uma teoria original. Deixou escritas: Filosofia Com o Pensamento do Mundo de Acordo Como Princípio da Menor Quantidade de Energia (1876) e Crítica da Experiência Pura (1890).