Barroso
FRANCISCO MANUEL BARROSO DA SILVA nasceu no dia 29 de setembro de 1804, na cidade de Lisboa, Portugal. Morreu no dia 8 de agosto de 1882, na cidade de Montevidéu, Uruguai.
Chegando ao Brasil muito jovem, formou-se na Academia da Marinha, distinguindo-se nas campanhas navais da Guerra Cisplatina (1826/1828) e da Guerra do Pará (1836). Com a eclosão da Guerra do Paraguai, assumiu, em 1864, o comando da 2.ª Divisão Naval do Rio da Prata.
Combates seguidos levaram-no à decisiva Batalha do Riachuelo, influindo na sorte de toda a campanha. Revolucionando a estratégia naval, empregou navios a vapor. Sua atuação foi exaltada por inúmeros jornais de todo o mundo. O resultado da batalha: derrota completa dos paraguaios, o que implicou na desistência da invasão de Entre Rios e no isolamento de Estigarríbia às margens do Rio Uruguai, prenunciando a vitória definitiva.
Poetas e pintores celebraram vitória dele. Em 1866, recebeu o título de Barão do Amazonas e a comenda Imperial Ordem do Cruzeiro. Dois anos depois foi nomeado comandante-chefe da Esquadra Brasileira. Em 1873 foi, finalmente, reformado como almirante. Morreu em 1882. Seus restos mortais foram trasladados de Montevidéu para o Rio de Janeiro. Foi homenageado em várias cidades brasileiras, especialmente na capital carioca, onde existe, no Bairro da Glória, um monumento, em cuja base estão depositados os seus restos mortais.
Follow @otiooda
© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados