miguel-costa1Miguel Costa
MIGUEL ALBERTO CRISPIM RODRIGO DA COSTA
nasceu no dia 3 de dezembro de 1885 e morreu no dia 2 de setembro de 1959, na cidade de São Paulo. Algumas fontes dão como local do nascimento a cidade de Buenos Aires, Argentina.

Estudou na Escola Militar, alcançando o posto de general. Em 1924, comandou a Força Pública (atual Polícia Militar) de São Paulo contra o governo de Artur Bernardes. Quando o movimento fracassou, integrou a Coluna Prestes, que subiu o Paraná para se encontrar com as tropas vindas de São Paulo, em abril de 1925. Os grupos uniram-se sob o seu comando, tendo Luiz Carlos Prestes como chefe do Estado Maior. A Coluna Prestes tinha como objetivo percorrer o país, levando a todos os pontos seu apelo revolucionário para derrubar o presidente da república.

Chegaram até a Bolívia, onde a coluna se dissolveu, em decorrência da eleição de Washington Luís. Exilou-se a seguir na Argentina e depois no Uruguai, pois o novo presidente havia se recusado a anistiar os rebeldes. Ele seria também uma das principais figuras da Revolução de 1930, conquistando, após a vitória do movimento, a estrela de general de brigada e os postos de secretário da Segurança Pública de São Paulo e comandante da Força Públicado estado. Devido a outras insubordinações, em 1932, foi preso e confinado em Campo Grande, Mato Gosso. Quando recebeu anistia, em 1934, retirou-se da política e do Exército.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados