italo-balbo1Italo Balbo
Nasceu no dia 6 de junho de 1896, na cidade de Ferrara, Emilia-Romanha, Itália. Morreu no dia 28 de junho de 1840, na localidade de Tobruk, Líbia. Com apenas 14 anos de idade participou de uma revolta na Albânia sob o comando de Ricciotti Garibaldi, filho de Giuseppe Garibaldi. Com o ingresso da Itália na Primeira Guerra Mundial, serviu no 8.º Regimento Alpino, no qual graças à sua coragem foi várias vezes condecorado e promovido ao posto de capitão. Transferiu-se para a força aérea em 1917.

Essa transferência foi concretizada pouco antes da Batalha de Caporetto, a 24 de outubro de 1917, ocasião em que os exércitos austro-húngaro e alemão derrotaram os italianos e seu batalhão foi capturado. Foi acusado de fugir da luta, pois sua transferência ocorreu imediatamente antes da batalha. Provavelmente não completou seu treinamento de pilotagem. Retornou ao 8.º Regimento Alpino. De julho a agosto de 1918, lutou na Batalha de Vittorio Veneto. Estudou Ciências Sociais em Florença e obteve grau. Desde cedo aderiu ao fascismo, tornando-se um dos quatro membros do estado maior do partido, que dirigiram a “marcha sobre Roma”. Em 1922, aproveitando-se da fraqueza do governo e da hesitação de Benito Mussolini, foi um dos instigadores da passeata.

Vindos de várias cidades italianas, cerca de 40 mil membros do partido chegaram à capital. O rei Vítor Emanuel III, pressionado pela situação, telegrafou para Mussolini, que estava em Milão, encarregando-o de formar um novo governo. A partir de 1926, dedicou-se a formação de uma poderosa força aérea em seu país. Foi nesse mesmo ano nomeado comandante-em-chefe da Força Aérea e, em 1929, ministro da Aviação. Piloto exímio, realizou grandes viagens de propaganda através do Mar Mediterrâneo (1928), Brasil (1931) e Estados Unidos (1933). Foi nomeado governador da Líbia, então possessão italiana, em 1933. No cargo, construiu estradas, tentou atrair imigrantes italianos e se esforçou para convencer muçulmanos a aderirem ao fascismo. Em 1938, foi o único membro do regime fascista a se opor à legislação racial contra os judeus. Morreu no início da Segunda Guerra Mundial. Durante operações aéreas na área de Trobuk, seu avião foi derrubado por engano pela defesa italiana.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados