jose-artigas1José Artigas

José Gervasio Artigas nasceu no dia 19 de junho de 1764, na cidade de Montevidéu, Uruguai. Morreu no dia 23 de setembro de 1850, na cidade de Assunção, Paraguai.

Estudou no Convento de São Francisco, sendo, depois, mandado pelo pai para o interior. Assim, passou a juventude entre gaúchos, tropeiros e índios. Dedicou-se ao comércio (couro e gado), percorrendo todo o país e tornando-se popular. Em 1797, ingressou no regimento de lanceiros como tenente. Durante a Guerra Hispano-Portuguesa combateu os ingleses, aliados de Portugal, na Bacia do Rio da Prata. Nessa época, foi iniciado o movimento de libertação das colônias espanholas. Juntou-se então aos insurretos, sendo nomeado tenente-coronel pela junta de Buenos Aires. Em 1811, venceu os espanhóis em São José, forçando-os a se retirar para Montevidéu. Logo em seguida, derrotou outros soldados da metrópole na região de Las Piedras, sitiando a cidade.

jose-artigas2Mas divergências com o governo de Buenos Aires o levaram a se retirar da Argentina com suas tropas. Proclamou, em seguida, a independência do Uruguai, enfrentando os argentinos e forçando-os a reconhecerem a autonomia do seu país. Contudo, o Congresso de Tucumán manifestou-se, posteriormente, pela anexação do Uruguai à Argentina. Assim, ele se viu novamente em guerra, tendo de enfrentar também o exército luso-brasileiro, que invadira a banda oriental uruguaia. Vencido em 1817 na Batalha de Catalán, resistiu mais três anos, através da luta de guerrilhas. Quando percebeu que a derrota era inevitável, asilou-se definitivamente no Paraguai. Em comemoração ao bicentenário do início do processo de independência do Uruguai (1815), foi lançado no país o filme Artigas — La Redota, que conta a saga do herói.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados