tamerlao in1Tamerlão

Nasceu no dia oito de abril de 1336 na localidade de Kesh (atual Shahrisabz), Uzbequistão. Morreu no dia 18 de fevereiro de 1405 na localidade de Otrar (atual Shymkent), Cazaquistão. Conquistador e fundador do segundo império mongol. Dizendo-se descendente de Gengis-Khan, empenhou-se em reorganizar o império, desmembrado em vários reinos. 

Antes, havia sido nomeado ministro de Ilyas Khoja (o governador de Transoxiana), a quem trairia, proclamando-se, por volta de 1370, soberano e restaurador do império. Instalou-se então em Samarkand, de onde desencadeou uma série de guerras de conquista, estendendo seu domínio pelo Turquestão até Kashgar, tomado em 1380. Depois, aproveitando-se de conturbações políticas que ocorriam na Pérsia, conquistou sucessivamente Herat (1381), Fars, Iraque, Azerbaijão e Armênia (1386/94); Mespotâmia e Geórgia (1394).

Nesse período, combateu também Toktamish, antigo aliado e imperador da Horda de Ouro, destronando-o em 1391.  Em seguida, ocupou a região do Cáucaso. Em 1398, invadiu a Índia, destruindo totalmente a cidade de Delhi. Entre 1399 e 1402, derrotou as forças do sultão do Egito e do sultão otomano Bajazid I. Controlando toda a Ásia Central, iniciou a conquista do Oriente. Morreu durante a marcha para a China. Em seguida, o império se dividiu em pequenos reinos, desaparecendo por completo no século XVI. Convertido ao islamismo, ele justificava suas violentas conquistas — que não poupavam cidades ou habitantes — utilizando o lema “Alá, sendo um, não pode haver senão um rei em toda a Terra”.

Em 1941, seu foi exumado de seu túmulo pelo antropólogo russo Mikhail GerasimovDe seus ossos, ficou claro que era um homem alto e de peito largo, com ossos fortes no rosto. Descobriu-se também que as características faciais comportavam características da raça amarela, que apoiava, em parte, a noção de que ele era descendente de Genghis Khan. Gerasimov foi capaz de reconstruir a imagem do rei a partir de seu crânio. Sua altura era de 1,73 metros, alto para sua época. Também confirmou a claudicação, devido a uma lesão no quadril. O túmulo do líder mongol é protegido por uma laje de jade, na qual estão esculpidas as palavras em árabe: "Quando eu crescer, o mundo vai tremer”. Ele foi reenterrado com ritual islâmico completo em novembro de 1942, pouco antes da vitória soviética na Batalha de Stalingrado.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados