artaxerxes1Artaxerxes I

Nasceu em data incerta e morreu em dia e mês incertos do ano de 424 a.C. Filho de Xerxes I, subiu ao trono, conforme entendimento majoritário, em 465 a.C., reinando até sua morte. Após matar em duelo o comandante da guarda Artabano, assassino de seu pai, tomou o título de “rei dos reis”. Foi o fundador da nova dinastia real dos Sassânidas. Estendeu o império persa do Rio Eufrates ao Afeganistão e do Cáucaso (região da Europa Oriental) ao Golfo Pérsico. Segundo a lenda, era chamado de “logímano” porque tinha a mão direita maior do que a esquerda.

Os historiadores não chegaram a um acordo no que diz respeito ao ano em que ele efetivamente começou o seu reinado. A maioria aponta o ano de 465 a.C., com base nas informações existentes sobre a morte do pai. Há outras evidências, porém, que mostram que a ascensão se deu em 475 a.C., havendo nos dez anos anteriores um co-reinado. De acordo com o Cânone de Ptolomeu, ele teria reinado de 465 a 424 a.C. Mas, segundo o historiador grego Tucídides, Temístocles, general ateniense, chegou à Ásia Menor em 475 a.C., quando ele havia ascendido ao trono “há pouco tempo”. Temístocles, embora tendo vencido o exército persa em 480 a.C., acabou por ser acusado e traição, fato que o levou a se refugiar na corte persa.

artaxerxes1aJá a Bíblia refere-se explicitamente ele em Esdras 4:07, em referência a uma carta escrita por inimigos dos judeus em Samaria. Esdras e Neemias, figuras importantes na história do povo israelita, chegou em Judá, na Palestina, para servir os judeus “durante o reinado de Artaxerxes”. Neemias era copeiro do rei, um cargo que lhe deu notoriedade. O soberano lhe tinha tanto apreço que lhe deu permissão para ir a Jerusalém supervisionar a reconstrução das muralhas da cidade. O livro A História do Império Persa afirma que Esdras foi, em 458 a.C., pedir permissão para levar um grupo de exilados judeus de volta para a Judéia.

Durante o seu reinado, seguiu as práticas administrativas do pai Xerxes. No entanto, por suas dimensões, o império estava enfraquecendo economicamente. Uma das principais causas foram os altos níveis de tributação , que esfolavam os sátrapas , fomentando o descontentamento entre os súdito . Em 460 a.C., o Egito se rebelou, expulsou os cobradores de impostos persas e pediu ajuda de Atenas . Os atenienses, que estavam à procura de uma guerra com a Pérsia, enviou uma frota para ajudar. Por volta de 459 a.C., quase todo o Egito estava nas mãos da aliança rebelde. Entretanto, o rei enviou dinheiro para Esparta, rival de Atenas, a fim de combater a rebelião egípcia. Atenas foi derrotada em Tanagra (457 a.C.). O território egípcio foi recuperado depois de um ano e meio de cerco.


 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados