antioco-iii1Antíoco III

ANTÍOCO — O GRANDE nasceu em dia e mês incertos do ano de 241 a.C., na cidade da Babilônia (território do atual Iraque). Morreu em dia e mês incertos do ano de 187 a.C., na localidade de Elimais.

Pouco se sabe sobre a sua infância e adolescência. Ao suceder seu irmão — Seleucos III —, encontrou o Império Selêucida em grave situação: Attalus I, rei de Pérgamo, dominava a Ásia Menor e o Egito possuía a hegemonia marítima. Sua primeira tarefa foi reprimir os sátrapas, que, nas províncias orientais, declaravam-se independentes. Na Ásia Menor, enfrentou a rebelião de Acaicos, sustentada pelos egípcios. Atacou-o na tentativa de recuperar a Síria Meridional, mas foi derrotado em Ráfia, localidade perto de Gaza, em 217 a.C.

antioco-iii2Voltando para a Ásia Ocidental, anexou a Armênia, a Pártia (nordeste do atual Irã) e Bactriana (território do atual Afeganistão). Após haver conquistado um vasto império continental, dominou o Egito e a Palestina. Ainda assegurou a supremacia marítima no oriente, ocupando Éfeso (então cidade grega) e os rios do Heslesponto (entre o Mar Egeu e o Mar de Mármara). Vencido nas Termópilas e em Magnésia quando invadiu a Grécia (então dominada pelos romanos), teve de renunciar a suas conquistas anteriores. Essa derrota determinou a hegemonia romana no Mediterrâneo Oriental.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados