carlos iv sacro1Carlos IV

CARLOS IV DO SACRO IMPÉRIO nasceu no dia 14 de maio de 1316 e morreu no dia 19 de novembro de 1378, na cidade de Praga, hoje capital da República Tcheca. Recebeu educação francesa, tornando-se se fluente em cinco línguas: latim, tcheco, alemão, francês e italiano. Em 1331, ganhou experiência de guerra com o pai,  em combates na Itália.

A partir de 1333, administrou as terras da coroa na Boêmia, devido à frequente ausência do pai. Em 1334, foi nomeado marquês da Morávia, título tradicional para os herdeiros da coroa. Dois anos mais tarde, tomou o governo de Tirol, que estava no nome do irmão João Henrique. Na sequência, tornou-se ativo na luta pela posse do condado. Filho do João de Luxemburgo, rei da Boêmia, e neto do imperador Henrique VII, foi proclamado rei dos boêmios em 1346, com o apoio do papa.

Com a morte do Luís da Baviera, foi coroado, em 1355, imperador em Roma.Colocou-se, assim, inteiramente sob a dependência do papa, renunciando à política imperial tradicional na Itália. Manteve, sempre, certa predileção pelas suas possessões na Boêmia e, especialmente, pela cidade natal, onde fundou, em 1348, uma universidade. Foi ele quem editou a famosa Bula de Ouro, em 1356. O documento foi redigido em latim, em trinta capítulos, nas dietas de Nuremberg e Metz. Essa bula regulamentou o direito político da Alemanha até 1806, fixando os direitos e classe dos eleitores, a forma de eleição, etc. Muito culto,  tornou a corte sob sua tutela um centro do humanismo.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados