hostgator coupon black friday
Biza, a origem da cidade de Bizâncio

Biza, a origem da cidade de Bizâncio

BIZA — Era filho do deus das águas Poseidon e da Ceressa, a filha do deus supremo Zeus com a Io. Fundou e se tornou o primeiro rei da cidade de Bizâncio. Fortificou a cidade com a ajuda do deus da luz Apolo e do pai. Casou-se com a Fidaleia. Quando os trácios, comandados pelo tirano Hemo, atacaram a cidade, repeliu os invasores e os perseguiu até o interior da Trácia. Em sua ausência, novos inimigos surgiram. A esposa Fidaleia combateu esses inimigos e salvou a cidade. Bizâncio sobreviveu aos tempos. Veio a se tornar a capital do Império Bizantino. Em 1453, mudou o nome para Constantinopla. Em 1930 mudou novamente o nome, agora para Stambul. Clique AQUI para acessar o dicionário de Mitologia...
Fato do dia: Unsina de Itaipu

Fato do dia: Unsina de Itaipu

Foi inaugurada no dia cinco de maio de 1984 a Usina Hidrelétrica de Itaipu, então a maior do mundo. Perdeu esse posto em 2023 com a inauguração da Usina das Três Gargantas na China. A Itaipu foi um projeto binacional do Brasil em parceira com o Paraguai sobre o Rio Paraná. A construção começou em 1975 e terminou em 1982. Foram investidos US$ 12 bilhões. O nome é uma referência a uma pequena ilha de pedra existente no local antes da formação do lago. Os índios chamavam essa ilha de “itaipu”, cujo sentido literal é “pedra que canta”. A usina tem capacidade de produção de mais de 100 milhões de megawatts. É a líder do sistema nacional de produção e distribuição de energia elétrica.
Odhair Thristão: perfil

Odhair Thristão: perfil

ODHAIR THRISTÃO é jornalista e  bacharel em direito. Foi secretário municipal de Governo de Franca entre 2005 e 2008, chefe do controle interno da Prefeitura Municipal da mesma cidade entre 2005 e 2010 e secretário  adjunto de finanças entre 2009 e 2010.  Este site foi construído para discutir assuntos variados, em especial administração pública, cultura, esportes, personalidades, etc. Se o assunto não estiver na página frontal, procure-o com uma palavra-chave em “pesquisar”. Críticas, sugestões e correções são muito bem vindas. Clique no título para ver o perfil completo do autor.
Biza, a origem da cidade de Bizâncio
Biza, a origem da cidade de Bizâncio
Fato do dia: Unsina de Itaipu
Fato do dia: Unsina de Itaipu
Odhair Thristão: perfil
Odhair Thristão: perfil

Mari

MARIANNE STEINBRECHER nasceu no dia 23 de agosto de 1983, na cidade de São Paulo. De ascendência russa e alemã, apesar de ter nascido na capital paulista, cresceu na cidade de Rolândia, Estado do Paraná. Ainda criança, por causa do rápido crescimento, começou a ficar encurvada. Por recomendação médica, procurou a prática esportiva. Primeiramente, se interessou pelo futebol e pelo basquete. Mas, como a cidade tinha um time de voleibol, acabou por ser encaminhada para esse esporte. Com catorze anos, já era destaque do time da cidade. Observada por olheiros, logo mudou-se para a cidade de Londrina para defender o Grêmio Londrinense. Três anos depois, foi contratada pelo BCN/Osasco, então um dos melhores times do país.

Na temporada 2003/2004 do campeonato nacional, terminou como maior pontuadora e eleita melhor atacante e atleta revelação. Esse desempenho a levou para a seleção nacional. No Osasco, foi campeã da Superliga em 2003/2004, 2004/2005 e 2005/2006. Em 2007, mudou-se para a Itália para defender o Scavolini Pesaro, com o qual tornou-se campeã da Liga Italiana de Vôlei na temporada 2007/2008. De volta ao Brasil em 2009, passou a defender o São Caetano. No ano seguinte, transferiu-se para o Unilever Vôlei, do Rio de Janeiro, ajudando o time a conquistar a Superliga de 2011/2012. Com a seleção, faturou onze medalhas de ouro e seis medalhas de prata. A primeira dourada aconteceu no Gran Prix de Reggio Calabria, Itália, em 2004. A mais importante aconteceu nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012.

01 02 03 04 05

 

 

Mais Recentes

UP TOGGLE DOWN

A Gata do Dia

 20250505 Mayar Sherif

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados