20200801aJoão Lamarck

JEAN-BAPTISTE PIERRE ANTOINE DE MONET nasceu no dia 1.º de agosto de 1744, na cidade de Bazentin, Região dos Altos, França. Morreu no dia 18 de dezembro de 1829, na cidade de Paris. Educou-se num colégio dos jesuítas, na cidade de Amiens, onde chegou a seminarista. Em 1760, com dezesseis anos, ingressou no exército. Abandonou a carreira militar oito anos depois para estudar Medicina na cidade de Paris. Interessou-se pela Botânica. Publicou os primeiros estudos nessa área em 1778, no livro “Flora Francesa”.

Nessa obra, deu início à teoria da determinação das espécies. Com isso, conseguiu, em 1779, a admissão na Academia Francesa de Ciências. Em seguida, rumou para a Alemanha e a Holanda para estudar os jardins botânicos desses países. De regresso à França, redigiu toda a parte de botânica da “Enciclopédia Metódica”, publicada em 1785. Trabalhou em seguida no jardim botânico oficial, o Jardim do Rei, e se tornou professor de Zoologia. A partir daí, preocupou-se também com o estudo dos animais invertebrados. Nessa área, escreveu os livros “Filosofia Zoológica”, publicado em 1809, e “História Natural dos Animais Sem Vértebras”, publicado em 1815.

Segundo ele, a variação das espécies tem origem no desenvolvimento ou na atrofia dos órgãos animais na adaptação ao ambiente. Nesse sentido, anunciou a “lei do uso e desuso”, segundo a qual o uso frequente de um órgão qualquer é o bastante para desenvolvê-lo e ampliá-lo. Esse uso frequente dá ao órgão força proporcional à duração do uso. Por outro lado, a falta constante do uso enfraquece e atrofia o órgão. Numa segunda lei, Lamarck afirmou que os caracteres adquiridos por adaptação são transmitidos por hereditariedade. Essa teoria se mostrou mais tarde errada, em vista dos resultados comprovados cientificamente pela teoria da evolução formulada pelo britânico Charles Darwin. De qualquer forma, o Lamarck é reconhecido como um dos pioneiros no estudo dos processos evolutivos dos animais.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados