acapúAcapú

ACAPÚ — Árvore da família das leguminosas (Vouacapoa americana). É comum na Amazônia e nas Guianas. Atinge vinte ou mais metros de altura. As flores são amarelo-douradas, dispostas em inflorescências terminais e eretas. A casca é acinzentada, com depressões ao longo do comprimento. Fornece madeira de ilimitada duração, cuja utilização se dá na fabricação de tacos e móveis finos. Embora de grande valor comercial, o Brasil proibiu o corte dessa árvore, pois ela está no rol das espécies ameaçadas de extinção. Essa proibição se deu com a edição da Portaria 433/2014 do Ministério do Meio-Ambiente.

Dicionário
das Árvores

AAL — Árvore terebinácia de procedência indiana, cuja casca é muito usada para dar aroma a bebidas alcoólicas e a certos alimentos. É também usada em tinturaria.

AAVORA — Tipo de palmeira muito comum da América e na África.

ABABONE — Tipo de ameixeira coberta de espinhos, da família das Olacáceas, muito comum nas antilhas.

ABACÁ — Espécie de bananeira ou palmeira das Filipinas, cuja fibra é conhecida também por cânhamo-de-mancha e muito usada na indústria têxtil. Também conhecida por avacá, bandala, bóforo, cofo, plátano da Índia.

ABACATEIRO — Árvore da família das Lauráceas (Clique AQUI).

ABACATERANA — Árvore da família das Lauráceas. Tem folhas grandes, vilosas na página inferior, flores amareladas em fascículos e pequenas bagas pretas e globosas. A madeira é pardacenta, compacta, mas putrescível à ação dos agentes meteorológicos. É empregada especialmente em decoração de interiores. Ocorre em toda a América do Sul, especialmente na Amazônia e nas Guianas.

açacuAÇACU — Árvore de grande porte da família das euforbiáceas (Hura crepitans). Produz látex venenosíssimo, produto geralmente empregado no envenenamento das águas dos rios para a captura de peixes. A madeira é leve, resistente à umidade, de cerne esbranquiçado e superfície opaca. É geralmente usada em obras internas e caixotaria. É também conhecida por açacuzeiro. Disse o autor paraense Raimundo Morais na obra “País das Pedras Verdes”: “O açacu, enorme, pavoroso, que envenena as águas que lhe banham as raízes, derramava na localidade o seu tóxico, tornando as redondezas doentias”.

açacuranaAÇACURANA — Árvore da família da leguminosas (Erythrina glauca). Originalmente, habitava somente as matas. Mas com o tempo passou a ser também cultivada nos centros urbanos como planta ornamental de sombra. Ocorre em toda a América Tropical. Geralmente em setembro se cobre toda de grandes flores mais ou menos amarelas. Os índios amazônicos ainda a chamam de bucarésananduva e suinã. Como muitas outras espécies do gênero, contém alcaloides tóxicos de grande valor medicinal. O alcaloide mais comum é a eritrina. Os novos brotos e as folhas são consumidos como verdura. A Açacurana é a flor oficial do Estado de Trujillo na Venezuela.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados