Aliteração
No português, é a figura de linguagem que consiste na repetição de sons consonantais idênticos ou parecidos no início de palavras próximas. Esse recurso é usado para criar ritmo e musicalidade em textos como poemas, letras de músicas e prosa. A aliteração foca na repetição do som e não necessariamente da mesma letra no início das palavras. O mais popular exemplo da aliteração está na frase “o rato roeu a roupa do rei de Roma”. Ou como escreveu o autor catarinense Cruz e Sousa na obra “Broquéis”: “É fria fluente, frouxa claridade. Flutua como as brumas de um letargo”.
Dicionário da
língua portuguesa
ACRÔNIMO — Palavra formada a partir das iniciais de outras palavras, mas que é pronunciada como uma palavra única, em vez de letra por letra. Por exemplo, “ONU” (Organização das Nações Unidas) é um acrônimo, assim como “NASA” (Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço) e “CEP” (Código de Endereçamento Postal). A principal diferença para uma sigla é a forma de pronúncia: a sigla é soletrada (como CPF ou RG), enquanto o acrônimo é falado como uma palavra comum. A utilização dos acrônimos torna a comunicação mais rápida e prática.
ADJETIVO — Na gramática é a palavra que caracteriza os seres ou os objetos nomeados pelo substantivo. Indica a esses seres e objetos uma qualidade, caráter, modo de ser ou estado. Exemplos: pessoa caridosa, mulher honesta, casa boa, céu nublado, etc. ADJETIVO GENTÍLICO — Aplica-se ao povo ou lugar. Exemplos: francano, paulistano, mineiro, etc. AJETIVO PÁTRIO — Refere-se ao continente ou país. Exemplos: sul-americano, brasileiro, inglês, alemão, etc.
ADVÉRBIO — Na gramática, é a palavra invariável que modifica um verbo, um adjetivo ou um outro advérbio, exprimindo circunstância de tempo, lugar, modo, dúvida, etc. Por exemplo, em ferir fundo, a palavra fundo tem função adverbial. Ela modifica o verbo ferir. ADJUNTO ADVERBIAL — É um termo acessório na oração que tem valor de advérbio, modificando o sentido de verbos, adjetivos ou outros advérbios, indicando circunstâncias como tempo, lugar, modo, intensidade, etc. Exemplo: “ela cantou à noite”. A expressão “à noite” modifica o verbo cantar.
AFÉRESE — Na gramática é a supressão de um fonema ou grupos de fonemas no começo da palavra. Exemplos: “batina” em vez de abatina, “Zé” em vez de José.
Follow @otiooda
© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados