louis-blanc1Louis Blanc

LOUIS JEAN JOSEPH BLANC nasceu no dia 29 de outubro de 1811, na cidade de Madri, Espanha. Morreu no dia 6 de dezembro de 1882, na cidade de Cannes, França.

Estudou Direito em Paris, passando por grandes dificuldades financeiras. Durante algum tempo foi preceptor em Arras, onde ganhou alguns prêmios literários. O estudo da Revolução Francesa e do socialismo lhe inspirou o primeiro livro: Organização do Trabalho, publicado em 1839. Colaborou em vários jornais de tendência republicana, entre os quais A Reforma, e participou de movimentos operários. Em sua História de Dez Anos — 183/1840, publicada em 1841, atacou violentamente a monarquia do rei Luís Filipe.

Em 1847, publicou os dois primeiros dos doze volumes da História da Revolução Francesa, obra que terminaria em 1862. A publicação foi interrompida pela revolução de 1848, quando se tornou membro do governo provisório. Nesse cargo, procurou nacionalizar os grandes organismos econômicos do país — bancos, estradas de ferro, minas, etc. — e aboliu a pena de morte. O governo se comprometeu, então, a “garantir a subsistência dos trabalhadores pelo trabalho”. Embora sua proposta para o estabelecimento de um Ministério do Trabalho tenha sido recusada, foi autorizado a convocar uma assembleia em Paris para preparar um plano de combate ao desemprego.

Esse organismo se tornou um centro permanente de propaganda socialista sob o nome de Comissão de Luxemburgo. A reação da classe empregadora foi tão intensa que, no Congresso da Assembleia Nacional, ele não foi reeleito e os planos da comissão de emprego foram solenemente ignorados. Forçado a fugir para Londres após a derrota dos trabalhadores na revolta de junho de 1848, só voltou à França após a queda do império em 1871. Foi, então, eleito deputado, mostrando-se partidário da defesa de Paris, mas contra a comuna. Dentre suas obras históricas destacam-se, ainda, Discursos Políticos e O Socialismo. Suas ideias políticas e sociais tiveram uma grande influência sobre o desenvolvimento do socialismo na França.


 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados