História

25/06/2021 — Já está nas livrarias a obra “Escravidão — Volume 2” do jornalista e historiador Laurentino Gomes. Essa segunda parte da trilogia histórica se concentra no Século 18. O texto começa com a corrida do ouro nas Minas Gerais, fato que acabou demandando muita mão-de-obra escrava. O tráfico negreiro no período atingiu o ápice. Estima-se que seis milhões de negros tenham sido trazidos da África. O autor também aborda eventos mundiais como a Revolução Francesa de 1789 e eventos nacionais como a Conjuração Mineira. Na primeira parte da trilogia, lançada em 2019, o Laurentino Gomes se concentra num período de 250 anos desde o início da captura de negros pelos portugueses. No volume três, com previsão de lançamento para 2023, ele abordará o movimento abolicionista no Brasil no Século 19 até o legado dessa ação na história do país. 

ft1LAURENTINO GOMES nasceu no dia 17 de fevereiro de em 1956, na cidade de Maringá, Paraná. Formou-se em jornalismo na Universidade Federal do Paraná. Possui pós-graduação em administração de empresas, curso realizado na Universidade de São Paulo, e fez cursos na Universidade de Cambridge, Inglaterra, e na Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos.


Trabalhou como repórter e editor em vários órgãos de comunicação do Brasil, incluindo o jornal O Estado de São Paulo e a revista Veja. Em 2008, iniciou a carreira literária, com o lançamento do livro 1808, que lhe deu o Prêmio Jabuti de melhor não ficcção do ano. O livro narra a chegada da corte portuguesa ao Brasil e explica como uma rainha louca (Dona Maria I), um príncipe medroso (Dom João VI) e uma corte corrupta enganaram o poderoso imperador francês Napoleão Bonaparte. Lançou na sequência os outros dois livros da trilogia: “1822” e “1889”.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados