camaradas-service1Camaradas

29/07/2015 — A Editora Difel colocou nas livrarias a obra “Camaradas: Uma História do Comunismo Mundial”, escrita pelo historiador inglês Robert Service. Acadêmico da Universidade de Oxford, Inglaterra, o autor é conhecido por ter escrito em 2000, 2004 e 2009 as biografias de Vladimir Lênin, Josef Stalin e Leon Trotsky, respectivamente. Nessa nova obra, ele narra o processo de conversão da doutrina marxista em regimes políticos, desde a sua brutal trilha de ascensão e expansão ao longo do século XX até a queda do decrépito bloco soviético.

O historiador oferece ao leitor um alentado panorama do ideário comunista, acompanhado de uma narrativa que recapitula em prova acessível os acontecimentos que levaram às revoluções mais célebres, como a russa, a chinesa e a cubana. Sua obra não descuida dos processos de instalação de regimes comunistas fantoches, como foi o caso da maioria dos que vicejaram no Leste Europeu. De acordo com o crítico Eduardo Wolf (Veja), “Camaradas” é uma compilação competente de informações sobre os regimes comunistas. Desde o início, o autor pretende dar uma resposta crucial: o comunismo é inerentemente despótico ou potencialmente libertador?

robert-service1Depois de uma profunda análise, não resta dúvida a ele de que o regime comunista é de natureza autoritária e violenta. Nessa linha, ele se baseia na convicção de Lênin no controle absoluto de todos os aspectos da vida individual e coletiva pelo estado e pelo partido. Também fala sobre o engajamento de Trotsky no extermínio de opositores. Esse extermínio só não teve a mesma escala da máquina assassina de Stalin por uma questão de tempo e oportunidade. Além disso, o livro faz referência às barbáries perpetradas pelo maligno Pol Pot, líder do Khmer Vermelho no Camboja. Além disso, há a coletivização dos camponeses na China do Mao Tsé-tung, que, com sua revolução cultural, instaurou uma nova modalidade de terror político permanente.

Robert John Service nasceu no dia 29 de outubro de 1947, na cidade de Londres, Inglaterra.


 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados