banner-topo

Livro do historiador Tony Judt analisa a vida e a obra de três gigantes da filosofia

o-peso-da-r1Blum, Aron e Camus

16/09/2014 — Está chegando às livrarias o livro “O Peso da Responsabilidade”, do historiador inglês Tony Judt. Nele, o autor analisa a trajetória de três figuras exponenciais da filosofia e da literatura mundial: Léon Blum (1872-1950), Raymond Aron (1905-1983) e Albert Camus (1913-1960). Blum foi um dos mais importantes políticos do Partido Socialista Francês, chegando a ser primeiro ministro nos anos de 1930. Aron consagrou-se com pensador liberal. Camus, Prêmio Nobel de 1957, construiu sua obra em torno das escolhas morais do indivíduo confrontado pelo absurdo da existência. São três intelectuais de ideias muito diversas, o que faz do livro uma excelente oportunidade para a reciclagem filosófica.

tony-judt1TONY JUDT nasceu no dia 2 de janeiro de 1948, na cidade de Londres, Inglaterra. Morreu no dia 6 de agosto, na cidade de Nova York, Estados Unidos. De família judia, foi partidário da política israelense na juventude. Depois, passou a tomar partido das causas palestinas. Intelectual influente, teve a carreira marcada por opiniões contundentes e críticas aos discursos políticos hegemônicos. Entre as suas principais obras se destaca “Reflexões Sobre Um Século Esquecido — 1901-2000”, lançado no Brasil pela Editora Objetiva.

Também publicou por aqui “Passado Imperfeito (Nova Fronteira), em que acusa os intelectuais franceses do pós-guerra de fazerem vistas grossas às perseguições do comunismo, “Pós-Guerra — Uma História da Europa Desde 1945” (Objetiva), em que critica Israel por esvaziar o significado do Holocausto, e “O Mal Ronda a Terra” (Objetiva). Em 2008, um diagnóstico médico apontou que ele estava com esclerose lateral amiotrófica, doença neurodegenerativa que ataca os neurônios responsáveis pelas funções motoras. Ficou paralisado do pescoço para baixo e respirava com a ajuda ventiladores mecânicos. Mesmo assim continuou a publicar artigos e livros até 2010, ano da sua morte.


 


© 2013 Tio Oda - Todos os direitos reservados