Razão
RAZÃO E SENSIBILIDADE foi lançado originalmente em 1811. Como os outros romances da autora Jane Austen, é uma trama de casamento: os protagonistas acabam unidos com os parceiros que merecem. Por mais importante que seja essa solução, não é nisso aí que reside a satisfação principal da narrativa. As personagens Elinor e Marianne, as duas irmãs do centro da trama, correspondem à razão e à sensibilidade do título. A primeira é bastante centrada, muito racional, enquanto a segunda é ardente e apaixonada. São tão diferentes quanto apegadas. Nas suas diferenças, elas se entendem.
O texto se baseia num romance anterior, trama escrita de forma epistolar (cartas), chamado exatamente “Elinor e Marianne”. Mas foi com o abandono dessa forma de escrita dos precursores romanescos do Século 18 que a Jane Austen conseguiu alcançar tamanha precisão analítica. A mudança de título é instrutiva: já não se passa de um ponto de vista para outro, mas permanece dentro de uma sintaxe comum que propaga as implicações criadas por padrões de ideias. A romancista escreve nessa obra com uma só voz, mas ao fazer isso fala por todas as vozes que cria. O livro foi diversas vezes adaptado para o cinema e a televisão. No Brasil, a TV Globo apresentou em 2018 a novela “Orgulho e Paixão” com as atrizes Nathalia Dill e a Agatha Moreira nos papéis centrais.
Jane
JANE AUSTEN nasceu no dia dezesseis de dezembro de 1775 na cidade de Steventon no Condado de Hamp na Inglaterra. Pertencente à nobreza de uma família agrária, estudou num internato, onde tomou gosto pela escrita. As obras dela marcaram um novo tipo de romance, que diferia dos demais temas que abordava. Os romances contêm uma mensagem instrutiva, assinalam o bom comportamento e mostram uma espécie de experiência fictícia, mas sempre mantendo os princípios clássicos aristotélicos de verossimilhança. Isto é: estão de acordo com a realidade. As histórias dela contêm elementos que se prestam à veracidade dos fatos narrados. No total na carreira são oito romances, cinco obras juvenis e três contos.