01Isabel
da Rússia

ELISAVETA PETROVNA ROMANOVA nasceu no dia 29 de dezembro de 1709, na cidade de KolomenskoyeRússia. Morreu no dia 5 de janeiro de 1762, na cidade de São Petersburgo.

Filha do imperador Pedro — O Grande e de Catarina I, subiu ao trono russo após a revolução militar que derrubou o jovem imperador Ivan VI. Não tomou nenhuma medida drástica contra os partidários do seu antecessor, ato que lhe valeu o apelido de “clemente”. Em 1743, vitoriosa, terminou a guerra contra os suecos, que lhe deveriam ceder a Finlândia (Tratado de Abo). Durante a Guerra dos Sete Anos, tomou o partido da Áustria contra Frederico II, que foi vencido pelas tropas russas em Kunersdorf em 1759.

Seu reinado foi marcado pela reação contra os alemães, o que agradou o povo russo. Restabeleceu o Senado em 1743 e os colégios, além de criar a conferência, espécie de Supremo Conselho Político. Estimulou a indústria com o desenvolvimento das usinas dos Montes Urais. Fundou a Universidade de Moscou em 1755 e a Academia de Belas Artes de São Petersburgo em 1758. No campo pessoal, levou uma vida amorosa atribulada, mas não deixou herdeiro direto. Após sua morte, o trono foi ocupado pelo seu sobrinho Pedro III. Sob seu reinado, a corte russa foi uma das mais belas da Europa. Os estrangeiros ficavam surpresos com o puro luxo dos bailes suntuosos e de máscaras. A czarina orgulhava-se de suas habilidades como dançarina e usava os vestidos mais requintados.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados