01Francisco
Fernando

FRANCISCO FERNANDO CARLOS LUÍS JOSÉ MARIA DE ÁUSTRIA-ESTE nasceu no dia 18 de dezembro de 1863 na cidade de Graz, Áustria. Morreu no dia 28 de junho de 1814 na cidade de Sarajevo, Bosnia Hezergovina. Sobrinho do imperador Francisco José, tornou-se herdeiro do trono austro-húngaro.

Rapidamente passou a exercer grande influência política. O comando do exército passou inteiramente para as mãos dele com a nomeação para inspetor geral em 1913. Sobre o problema das minorias, de importância capital para o futuro do império, professou ideias renovadoras e audaciosas. Sonhava em ampliar o quadro do dualismo entre a Áustria e a Hungria para propiciar um estado federal que assegurasse um justo lugar para os eslavos. Numa época de grande ardor nacionalista, pretendia a associação dos povos balcânicos.

Queria juntar a Croácia, a Bósnia, a Eslovênia e a Dalmácia num estado iugoslavo, justaposto-o à Áustria-Hungria. Uma das primeiras reformas que buscava nesse sentido era quebrar a supremacia política da nobreza magiar e introduzir na Hungria o sufrágio universal. Na política externa, trabalhou pela paz com a Rússia. A atitude particularmente favorável aos eslavos do sul da Croácia, da Eslovênia e da Bósnia inquietava as ambições da Sérvia sobre essas regiões. Em 28 de junho de 1914, chegou à capital da Bósnia para dirigir manobras militares, quando foi assassinado junto com sua mulher por um estudante nacionalista sérvio. Esse atentado transformou-se na faísca que provocou a Primeira Guerra Mundial.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados