Infante Dom Henrique
HENRIQUE DE AVIS nasceu no dia 4 de março de 1394, na cidade do Porto, Portugal. Morreu no dia 13 de novembro de 1460, na cidade de Sagres.
Era o quinto filho (infante) de João I de Portugal, fundador da Dinastia de Avis, e de Dona Filipa de Lencastre. Foi o maior incentivador da expansão ultramarina portuguesa. Por razões econômicas e de fé, organizou expedições à África, propiciando o desvio do comércio do Mar Mediterrâneo ao Oceano Atlântico. Somente após a tomada de Ceuta (cidade espanhola da margem africana da desembocadura oriental do Estreito de Gibraltar) em 1417, causada pela necessidade que Portugal tinha de cereais, pôde se dedicar ao desenvolvimento dos trabalhos náuticos.
Agrupou à sua volta os viajantes mais célebres da época e fundou, em Sagres, um arsenal, um observatório e uma escola cartográfica e náutica. Adotou o título de protetor dos estudos portugueses e foi o criador de uma cadeira de matemática em Lisboa. Mas foi em Sagres que, a partir de 1415, passou a dirigir uma série de expedições à África, as quais permitiram a descoberta da Ilha de Madeira (1418), o Arquipélago dos Açores (1432/57) e do Rio do Ouro (1436). Fez também a primeira exploração das costas do Senegal e da Guiné. Foi um grande organizador, mas nunca participou de nenhuma viagem de exploração. Quando morreu, deixou, por muito tempo, um vazio, que só foi preenchido quando da subida de Dom João II ao trono. Este retomou a obra do sobrinho-neto.