01Shevardnadze

EduardO Amvrósievich Shevardnadze nasceu no dia 25 de janeiro de 1928, na localidade de Mamati, Geórgia. Morreu no dia 7 de julho de 1914, na cidade de TbiliziConsiderado um dos intelectuais da abertura política soviética nos anos de 1990, foi presidente da Georgia entre 1995 e 2003. Antes disso, foi ministro das relações exteriores da extinta União Soviética, durante o governo de Mikhail Gorbachev. Foi uma das figuras centrais que negociaram o fim da guerra fria, culminando com a reunificação alemã.

Negociou o desarmamento nuclear e abriu caminho para a redemocratização do leste europeu, convulsionado pelo desmantelamento da URSSRenunciou ao posto de ministro da URSS em 1990 para voltar ao seu país, que, independente, estava à beira da guerra civil. Em 1992, 1995 e 1998 sofreu atentados contra a sua vida, dos quais conseguiu escapar sem maiores ferimentos. Eleito presidente do seu país, deixou o cargo após a Revolução das Rosas (2003), desencadeada por uma crise política e econômica. O parlamento georgiano chegou a ser invadido por manifestantes. Na ocasião, declarou que não era bom ter “muita democracia”. Decidiu, então, aposentar-se da vida pública. Deixou várias obras escritas para a posteridade.

Geórgia

A Geórgia situa-se nas montanhas do Cáucaso, no extremo leste da Europa. Na Idade Média, a cultura local atingiu alto grau de desenvolvimento. Datam dessa época o Monastério Gelati, centro cultural e educacional, e a Catedral Bagrati, ambos patrimônios da humanidade. Uma das mais prósperas repúblicas da antiga União Soviética, contava com desenvolvido parque industrial. O colapso do comunismo, as lutas políticas e as rebeliões separatistas, no início dos anos de 1990, arrasaram a economia, que começou a se recuperar em meados da década de 2000. De acordo com o censo demográfico de 2013, tem 4,6 milhões de habitantes, assentados numa área de 69,7 mil quilômetros quadrados. O Produto Interno Bruto (estimativa de 2012) é de 27,1 bilhões, o 116.º do mundo, e o Índice de Desenvolvimento Humano é 0,745, o 72.º do mundo.


 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados