HELMUT JOSEF MICHAEL KOHL nasceu no dia 03 de abril de 1930 e morreu no dia 16 de junho de 1917 na cidade de Ludwigshafen am Rhein, Renânia, Alemanha. Com apenas 15 anos participou, como soldado, da Segunda Guerra Mundial. Após o conflito, em 1947, juntou-se à União Democrática Alemã. Obteve o doutorado em História em 1957, na Universidade de Heidelberg.
Assumiu os primeiros cargos públicos na sua cidade natal, tornando-se, em 1969, primeiro-ministro do Estado da Renânia. Governou o estado até 1976, quando se elegeu para o parlamento federal. Logo, tornou-se líder da oposição ao governo do Partido Social Democrata. Em outubro de 1982, assumiu o governo federal. Foi o primeiro chanceler da República Federal Alemã após a reunificação, governando até 1998.
É considerado por muitos a força motriz por trás da introdução da moeda única europeia, convencendo os alemães a abrirem mão do marco, a moeda do país. Figura histórica da União Democrata-Cristã, foi o mentor da atual chanceler Angela Merkel. Ela dirigiu vários ministérios durante o seu governo. Detém o recorde de longevidade como chanceler alemão no pós-guerra, com quatro mandatos consecutivos. Deixou a vida política em 2002. Após uma queda em 2008, sofreu problemas de fala e passou a usar uma cadeira de rodas. Em 2012, foi submetido à uma grande operação cardíaca. Ganhou diversos prêmios internacionais em decorrência da sua atuação política.