c-d-barca1Conde da Barca

ANTÔNIO DE ARAÚJO e AZEVEDO nasceu no dia 14 de maio de 1754, na localidade de Ponte de Lima, Viana do Castelo, Portugal. Morreu no dia 21 de junho de 1817, na cidade do Rio de Janeiro.

Estudou filosofia em Coimbra, mas preferiu o curso pela matemática e história na Cidade do Porto. Graças à amizade do Duque de Lafões, ingressou na carreira diplomática. Encarregou-se de um tratado de paz e amizade entre Portugal e a França, firmado em 1797. Mas, como o acordo não foi referendado pelo príncipe, foi condenado à prisão por dois meses. Quando solto, foi estudar na Alemanha. Em 1801, obteve uma nomeação para a embaixada de São Petersburgo, na Rússia. Ministro dos Estrangeiros e da Guerra três anos depois, assumiu mais tarde o Ministério do Reino.

Quando da invasão francesa, foi partidário da mudança da família real para o Brasil. Viajando junto, levou todos os seus livros (doados depois para a Biblioteca Nacional), uma tipografia completa (a primeira da colônia), além de uma coleção de minerais e de material para o estudo de química. Fundador da Imprensa Régia e da Academia de Belas Artes, foi também o responsável pela introdução do cultivo do chá no território brasileiro. Ocupou todas as pastas ministeriais do governo no Brasil. Como escritor, deixou publicadas as obras “Ode de Grey”, “Memória em Defesa de Camões” e “Ósmia” (uma tragédia). Mais tarde sua correspondência foi editada, por causa do interesse histórico.


 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados