j-socrates2José Sócrates

22/11/2014 — O ex-primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, foi detido por suspeita de envolvimento em fraude fiscal, lavagem de dinheiro e corrupção. Segundo as autoridades que conduzem a investigação, o ex-primeiro-ministro socialista teve de comparecer perante um juiz para ser interrogado sobre “operações bancárias, movimentos e transferências de dinheiro sem justificativa conhecida e legalmente admissível”. Segundo a imprensa portuguesa, uma denúncia da Caixa Geral de Depósitos levou a polícia a investigar altas somas transferidas para a conta de Sócrates, incompatíveis com a sua renda e com as suas declarações ao fisco. A justiça se concentra num apartamento em Paris, França, avaliado em três milhões de euros, no qual o político morou em 2012 durante um curso de ciências políticas.

j-socrates3JOSÉ SÓCRATES CARVALHO PINTO DE SOUSA nasceu no dia 6 de setembro de 1957, na localidade de Vilar de Maçada, Alijó, Portugal. Cresceu na Cidade do Porto. Seu pai foi co-fundador do Partido Social Democrata Português, que, depois, se transformaria no Partido Socialista. Bacharelou-se em engenharia civil em 1979 no Instituto Superior de Engenharia de Coimbra. Começou a carreira política elegendo-se vereador em 1985. Em 1987 foi eleito pela primeira vez para a Assembleia da República (deputado federal).

Em 1999, assumiu o Ministério do Ambiente e Ordenamento do Território, ficando no cargo até 2002, quando foi reeleito para a Assembleia da República. Em 2004, elegeu-se secretário geral do Partido Socialista. Após a vitória do seu partido nas eleições gerais de 2005, foi convocado pelo presidente Jorge Sampaio para o cargo de primeiro-ministro. Obteve o segundo mandato em 2009. Entre julho de 2007 e janeiro de 2008 exerceu também o cargo de presidente do Conselho Europeu. Deixou a chefia do governo português em 2011 depois que o parlamento rejeitou seu programa de austeridade monetária. Logo em seguida, o país entrou numa crise econômica que o levou a pedir ajuda da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados