08/11/2019 — A editora Zahar está mandando para as livrarias a obra “Mulherzinhas”, da Louisa May Alcott, uma das principais autoras americanas de todos os tempos. A trama é ambientada em 1861, quando as irmãs Meg, Jo, Beth e Amy, ainda crianças, enfrentam o primeiro Natal sem o pai, servidor na Guerra Civil. O texto acompanha a fase de crescimento das irmãs até a vida adulta, expondo as alegrias, as aflições, os desafios e as conquistas delas. Esta edição traz o texto integral, centenas de notas, apresentação e cronologia da vida e da obra da Louisa, além de mais de cem ilustrações consagradas do Frank T. Merrill. O “Mulherzinhas” foi lançado originalmente em 1868. Em 2019, o livro recebeu mais uma adaptação para o cinema, com o título “Adoráveis Mulheres”.
Louisa
LOUISA MAY ALCOTT nasceu no dia 29 de novembro de 1832, na cidade de Germantown, Estado da Pensilvânia, Estados Unidos. Morreu no dia 6 de março de 1888, na cidade de Boston, Estado do Massachusetts.
Filha de intelectuais pobres, foi obrigada a trabalhar desde jovem. Todavia, encontrava tempo para a Literatura, escrevendo poemas, peças e contos. Em 1852, seu primeiro poema Sunlight (Luz Solar) foi publicado pela revista Peterson, sob o pseudônimo de Flora Fairfield. Em 1855, foi a vez do seu primeiro livro, Flower Fables (Fábulas de Flor). Em 1860, seus contos começaram a ser publicados pela revista Atlantic Monthly. Cresceu na companhia de Henry David Thoreau e Ralph Waldo Emerson. Em 1862, foi para a cidade de Washington, onde serviu como enfermeira na Guerra de Secessão Americana. Como outras participantes do conflito, contraiu a febre tifoide, que lhe deixaria sequelas por toda a sua vida.
Em 1863, ainda na capital americana, escreveu Hospital Sketches, seguido de Moods, de 1864. Viajou à Europa em 1865. De volta aos Estados Unidos, tornou-se editora da revista infantil Merry´s Museum. Já com certa fama literária, foi procurada pelo editor Thomas Niles, que lhe encomendou um livro especial: Little Womens (Pequenas Mulheres). O livro fez sucesso imediato, vendendo, de saída, mais de dois mil exemplares. Isso levou o editor a solicitar a produção de um segundo volume, lançado em fins de 1869, e com uma tiragem inicial de treze mil exemplares. O sucesso seguiu com a publicação de Old Fashioned Girl, em 1870. Little Womens, aliás, foi um dos livros mais adaptados para o cinema. A versão mais recente, de 1994, teve direção de Gillian Armstrong e nos papéis principais as atrizes Susan Sarandon, Winona Rider, Trini Alvarado e Claire Daines.