huckleberry finn c1Huck Finn

25/05/2019 — Já está nas livrarias uma nova edição da obra “As Aventuras de Huckleberry Finn”, do americano Mark Twain. Considerado a obra-prima do autor, o livro foi lançado originalmente em 1884. Na trama, o Huckleberry Finn escapa de casa para embarcar numa série de aventuras junto com o escravo fugitivo Jim. A bordo de uma jangada, os dois sobem o Rio Mississippi, vivendo situações extraordinárias com personagens inesquecíveis, como os salafrários Rei e Duque. O protagonista Huck, nessa viagem de formação, toca em muitos problemas: o racismo e a escravidão, a brutalidade das relações humanas no “mundo adulto” e o puritanismo religioso e cultural. A história foi diversas vezes adaptadas para a televisão e para o cinema.

20190530Mark Twain
SAMUEL LANGHORNE CLEMENS nasceu no dia trinta de novembro de 1835, na cidade de Flórida, Estado do Missouri, Estados Unidos. Morreu no dia 21 de abril de 1910, na cidade de Redding, Estado do Connecticut. Passou a infância numa fazenda às margens do Rio Mississipi. Devido às dificuldades da família, cursou apenas o ensino elementar. Em 1847, o pai faleceu, deixando a família numa situação bastante precária. Empregou-se, então, como aprendiz de impressor. Isso o levou, em 1851, a começar a escrever historietas de humor para o jornal fundado pelo irmão Orion.

Em 1853, tornou-se impressor itinerante, trabalhando em jornais das cidades de Saint Louis, Nova York e FiladélfiaEm 1856, publicou, sob o pseudônimo de Thomas Jefferson Snodgrass, alguns relatos cômicos de viagem no jornal Keokuk Sturday Post. Neste mesmo ano, iniciou uma viagem pelo Rio Mississipi, com a qual planejava chegar à América do Sul. No entanto, revivendo um sonho de infância, convenceu o piloto do barco a tomá-lo como aprendiz. Em 1861, quando a Guerra Civil interrompeu o tráfego no caudaloso rio, ingressou na milícia ao lado dos confederados. Depois de poucas semanas, partiu para o Território de Nevada, onde o irmão assumira um cargo público. Na cidade de Carlson, tentou, inutilmente, fixar-se no negócio de comércio de madeiras.

Em 1862, conseguiu emprego num jornal, passando, então, a assinar Mark TwainSeus artigos, publicados em vários jornais, tornaram-no bastante conhecido no Velho Oeste. Começou a adquirir projeção nacional com a novela “A Famosa Rã Saltadora do Condado de Calaveras”, publicada no The Saturday Press, de Nova York, em 1865. Nos anos seguintes, viajou pelos Estados Unidos e pela Europa. Casou-se em 1870 com a Olivia Langdon, radicando-se na cidade de Hartford, no Estado de Connecticut. Por volta de 1894, a situação econômica era desesperadora. Apesar das numerosas obras, a atividade de editor o levou à falência. Nos últimos anos da vida, trabalhou para pagar as dívidas. Até a morte, em 1910, publicou mais de cinquenta livros, com destaque para o “As Aventuras de Tom Sawyer”, de 1876, “O Príncipe e o Pobre”, de 1882, e “As Aventuras de Huckleberry Finn”, de 1884.


 

Escritores Americanos

UP TOGGLE DOWN

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados