ft1Hammett

SAMUEL DASHIELL HAMMETT nasceu no dia 27 de maio de 1894, no Condado de Santa Maria, Estado de Nova York, Estados Unidos. Morreu no dia 10 de janeiro de 1961, na cidade de Nova York. Mudo-se ainda criança, com a família, para a cidade de Baltimore, no Estado de Maryland, onde fez os estudos primários. Com 14 anos, teve de abandonar os estudos, pois precisava trabalhar para ajudar a família.

Trabalhou como mensageiro, entregador de jornal, escriturário, apontador de mão-de-obra e estivador, entre outros empregos. Ao 20 anos, foi aceito para trabalhar na famosa Pinkerton, uma agência de detetives. Essa atividade foi preponderante para que ele enveredasse pela literatura. Nos anos de 1920, foi um dos pioneiros do romance policial. Criou personagens incríveis, detetives durões, impermeáveis, com gosto para os chapéus de aba baixa, cínicos, mas de coração mole.

A estreia como escritor se deu em 1923, com o romance “O Continental Op”. A receptividade foi morna, mas o incentivou a escrever, no ano seguinte, “A Seara Vermelha”. Depois de lançar o “Maldição de Família”, em 1929, estourou nacionalmente, em 1930, com o “O Falcão Maltês”. Nesse livro, ele apresentou o detetive Sam Spade, sucesso no cinema, em 1931, com a interpretação magistral do ator Humphrey BogartEm seguida, o autor deu a conhecer outro detetive emblemático: Nick Charles, protagonista do livro “A Ceia dos Acusados”, lançado em 1934. No Brasil, esse livro foi lançado em 1936 e em 1987.

A primeira edição brasileira teve a tradução do Monteiro Lobato. Na trama, o personagem tem, como par, a esposa Nora. Entre um uísque e outro, um afago na cachorrinha Asta e uma briga afetuosa, o casal se envolve num caso sinistro, ao qual não faltam cadáveres e complicações, humor, suspense e mistério. No mesmo ano do lançamento, nos Estados Unidos, o livro foi adaptado para o cinema, tendo o ator William Powell na pele do protagonista.  No total, o autor teve trinta e três histórias adaptadas para o cinema. A última delas — “Sem Risco Aparente” — foi lançada em 2002, com direção do Bob Rafelson e com os astros Samuel L. Jackson, Stellan Skarsgärd e Milla Jovovichi na pele dos protagonistas.


 

Escritores Americanos

UP TOGGLE DOWN

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados