20180922 ft páginaSuspeitas & Suspeitas

22/09/2018 — O livro “Acima de Qualquer Suspeita”, do americano Scott Turow, foi lançado pela primeira vez no Brasil em julho de 1988. Mereceu uma resenha na revista Playboy, assinada pelo crítico Luciano Trigo. A trama é narrada pelo personagem Rusty Sabich, advogado encarregado de apurar o estupro, seguido de assassinato, da sua colega e ex-amante Carolyn Polhemus. A moça era exuberantemente bela, sensual, ambiciosa e inescrupulosa. Enfim, o tipo de mulher que, seguramente, não era um bom investimento, mas diante da qual todos os homens se tornavam péssimos negociantes. Segundo o crítico, o autor foi fiel às velhas fórmulas do bom suspense na literatura.

Pouco a pouco, o protagonista é envolvido num roteiro cada vez mais complicado. Bruscamente, de investigador, se torna réu no processo. Acusado pelo novo promotor público pelo assassinato da ex-amante, descobre, perflexo, que todas as provas se voltam contra ele. Descobre, também, que a tentativa de se desembaraçar da engrenagem da justiça poderá ser um pesadelo muito grande. Assim, vai a julgamento. É a partir desse ponto que o romance toma corpo. Fica claro que o objetivo do autor não é apenas o entretenimento dos leitores. De forma sutil, ele expõe as instituições públicas americanas e os guardiões dela, revelando a corrupção dos políticos e as manhas dos tribunais. O livro foi transposto para o cinema em 1990, com o Harrison Ford na pele do protagonista.

Scott Turow
Nasceu no dia 12 de abril de 1949, na cidade de Chicago, Estado do Illinois, Estados Unidos. Antes de entrar para a Universidade de Harvard para estudar Ciências Jurídicas, deu aulas de escrita criativa na Universidade de Stanford. Depois de formado, trabalhou algum tempo como advogado. Dessa experiência, resultou o livro “O Primeiro Ano — Como Se Faz Um Advogado”. Depois, foi contratado como assistente da procuradoria pública da cidade natal, guindando-se, um pouco mais tarde, ao posto de promotor. Em 1986, resolveu se desligar do serviço público para se dedicar exclusivamente à literatura. O primeiro livro — “Acima de Qualquer Suspeita” — foi lançado originalmente em 1987. A crítica recebeu muito bem a obra, o que a levou ao topo das vendagens nos Estados Unidos. Entre 1997 e 1998, foi presidente Associação Americana de Escritores. No total, até 2017, são onze livros de ficção.

Obras de Ficção
1987  ACIMA DE QUALQUER
SUSPEITA

1990  O ÔNUS DA PROVA
1993  DECLARANDO-SE CULPADO
1996  AS LEIS DOS NOSSOS PAIS
1999  OFENSAS PESSOAIS
2002  ERROS IRREVERSÍVEIS
2005  HERÓIS COMUNS
2006  OS LIMITES DA LEI
2011  O INOCENTE
2013  IDENTICAL
2017  TESTEMUNHA


 

Escritores Americanos

UP TOGGLE DOWN

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados