20190104 ft pg2On the Road

04/01/2018 — O filme de aventura e romance “Na Estrada”, de 2012, estrelado pela Kristen Stewart, baseou-se no romance homônimo do escritor Jack Kerouac. Lançado originalmente em 1960, o livro relata uma viagem do autor pela Rota 66, a maior das autoestradas dos Estados Unidos. Ele saiu de Nova York e cruzou o país em direção a São Francisco, no Estado da Califórnia, percurso que durou sete anos. Nessa jornada, com o amigo Neal Cassady, viveu muitas aventuras. Publicada no Brasil em 1984, a obra virou uma “bíblia hippie”. Em janeiro de 1959, o autor publicou um artigo, no qual conta em minúcias a construção do livro. Esse artigo foi reproduzido na Playboy brasileira de janeiro de 1989. Além da “Na Estrada”, Kerouac registra outras treze histórias que viraram filmes ou produções para a tevê.

20190104 ft pg1Jack Kerouac

JEAN-LOUIS LEBRIS DE KEROUAC nasceu no dia 12 de março de 1922, na cidade de Lowell, Estado do Massachusetts, Estados Unidos. Morreu no dia 21 de outubro de 1969, na cidade de São Petersburgo, Estado da Flórida. Filho de canadenses originários da província francesa de Quebec, teve uma infância séria, dedicada à religião. Para ganhar uma vaga na universidade, começou a praticar futebol americano. Conseguiu entrar na Universidade de Colúmbia, no Estado de Nova York, para onde se mudou com a família. Depois da faculdade, para ganhar a vida, alistou-se na Marinha Mercante. De volta à vida na cidade, conheceu amigos, que, juntos, deram origem à “geração beat”.

O primeiro romance, “A Torre e a Cidade”, lançado em 1950, fala sobre os seus tormentos sofridos na vida selvagem da cidade grande. Algum tempo depois, nasceu nele a vontade de “botar o pé na estrada”. Resolveu fazer a Rota 66, viagem que resultou no livro “Na Estrada”, terminado em 1954, mas publicado em 1960. Na obra, foi vislumbrado um novo tipo de linguagem, um fôlego narrativo alucinante, que agradou muito ao leitor americano. Tornou-se, logo, um best-seller. Também em 1960, saiu o romance “O Subterrâneo”, no qual o autor conta os desdobramentos de um envolvimento com uma moça negra. Durante toda a vida, Kerouac esteve envolvido com álcool e drogas. Assim, morreu, como apenas 47 anos, em 1969, vítima de hemorragia, consequência de uma cirrose hepática.


 

Escritores Americanos

UP TOGGLE DOWN

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados