EDWARD BELLAMY nasceu no dia 26 de março de 1850 e morreu no dia 22 de maio de 1898, na cidade de Chicopee Falls, Massachusetts, Estados Unidos. Era primo do famoso pastor Francis Bellamy, autor dos versos do juramento à bandeira norte-americana. Viajando pela Europa, pôs-se em contato com os problemas sociais existentes no continente.
Quando retornou ao seu país, estudou direito e se tornou jornalista, escrevendo artigos para os jornais New York Evening Post e Springfield Union. Paralelamente, começou a carreira de escritor. Suas três primeiras novelas, entretanto, não tiveram boa aceitação.Mas, em 1888, com a obra “Olhando Para Trás”, conquistou o interesse da crítica e do povo americano. O sucesso do livro se estendeu para a Europa, onde foi traduzido em vários países. A trama conta a história de um homem que, após um transe hipnótico, acorda no ano 2000, encontrando, aí, uma utopia socialista.
O texto influenciou quase todos os autores socialistas e marxistas que se seguiram, por apresentar uma sociedade igualitária. Pouco antes da morte, o autor publicou uma continuação dessa história futurista (“Igualdade”), que não teve o mesmo sucesso do original. De qualquer forma, o escritor passou a ser cultuado nos melhores círculos literários do mundo, com a formação de clubes para a difusão das ideias contidas nas obras. Na casa onde viveu e morreu funciona o Bellamy Memorial Association.