chester-himes ft1Chester Himes

Chester Bomar Himes nasceu no dia 29 de julho de 1909, na cidade de Jefferson City, Missouri, Estados Unidos. Morreu no dia 12 de novembro de 1984, na cidade de Moraira, Alicante, Espanha. Filho de uma família classe média, estudou no Instituto de Cleveland (Ohio) e na Universidade de Columbus, de onde foi expulso em 1926, depois de ser detido por participar de um roubo. A partir daí, começou a se envolver em ambientes delituosos e de jogo. Conseguiu evitar o cárcere, mas, dois anos depois, ingressou na prisão por roubo à mão armada. Foi condenado a uma pena de vinte anos de cadeia.

Durante esse tempo, começou a escrever relatos curtos, publicando-os em revistas. O primeiro desses relatos surgiu em 1934. Posto em liberdade em 1935, desempenhou várias profissões até que, em 1945, publicou a sua primeira novela — “If He Hollers Let Him Go!”. O livro obteve grande sucesso, permitindo-lhe que se dedicasse exclusivamente à literatura. Em 1953, seguindo o exemplo de outros escritores norte-americanos, como Ernest Hemingway, começou passar longas temporadas na França, onde se converteu num escritor popular. Em 1956, cansado do racismo do seu país natal, instalou-se permanentemente na cidade de Paris. Nessa época começou uma série de novelas de gênero negro policial. Essas novelas o tornariam mundialmente famoso e o colocava no mesmo nível de escritores reconhecidos como Dashiell Hammett ou Raymond Chandler. Foram 22 livros publicados entre 1945 e 1998.

a-travessura-de-casper-holmesObras Publicadas No Brasil
1957 — A Maldição do Dinheiro (“For Love of Imabelle”)
1959 — Um Jeito Tranquilo de Matar (“The Real Cool Killers”)
1959 — A Louca Matança (“The Crazy Kill”)
1960 — A Noite dos Assassinos (“All Shot Up”)
1966 — Cidade Escaldante (“The Heat's On”)
1969 — O Harlem É Escuro (“Blind Man With a Pistol”)

A Travessura De Casper Holmes
01/04/1986 — A vida do Chester Himes foi movimentada e aventurosa. Assaltante na juventude, foi preso e cumpriu pena. “Travessura...” é movimentada e estimulante, como um bom filme de ação. O livro se passa no cenário do Harlem, um bairro de Nova York, e mistura humor, álcool e uma violência que não decepcionará os mais exigentes. Interessante e movimentado como a vida do autor (Playboy — Abril de 1986).


Escritores Americanos

UP TOGGLE DOWN

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados