mobi dick1Moby Dick

21/09/2019 — Está chegando às livrarias, através da Editora 34, mais uma edição da obra “Moby Dick”, um dos clássicos da literatura mundial. A história do Capitão Ahab, em busca de vingança contra o terrível cachalote que amputara a sua perna, entrou para a cultura popular. Mas uma leitura atenta da obra-prima do Herman Melville também revela as camadas mais profundas do texto, que deram ao autor o posto de maior prosador norte-americano do Século 19. Entremeados na trama, vão se sobressaindo múltiplos elementos: referências bíblicas, a questão racial, a análise da extração do óleo dos cachalotes como atividade econômica industrial, as tensões sociais, etc. Tudo isso dá um ritmo muito envolvente à narrativa.

Moby Dick” é o nome dado ao cachalote enfurecido, de cor branca, que, havendo sido ferido várias vezes por baleeiros, conseguiu destruí-los. Originalmente puboicou-se a obra em três fascículos com o título de “Moby Dick ou A Baleia”, em Londres, Inglaterra, em 1851, e ainda no mesmo ano em Nova York, Estados Unidos, em edição integral. O livro tornou-se revolucionário para a época, com descrições intrincadas e imaginativas das aventuras do narrador, suas reflexões pessoais e grandes trechos de não-ficção sobre variados assuntos, como baleias, métodos de caça a elas, arpões, a cor branca (da Moby Dick), detalhes sobre as embarcações, funcionamentos e armazenamento de produtos extraídos das baleias. O romance foi inspirado no naufrágio do navio Essex. Atingido por uma baleia, o navio afundou em seguida.

herman-melville1Melville
HERMAN MELVILLE nasceu no dia 1.º de agosto de 1819 e morreu no dia 28 de setembro de 1891, na cidade de Nova YorkEstados Unidos. Em 1830, mudou-se com a família para a cidade de Albany, no Estado de Nova York, onde completou os estudos. Antes de se tornar escritor, trabalhou como bancário, professor e agricultor. Em 1839, começou as suas aventuras marítimas, embarcando em vários navios mercantes e baleeiros.

Em 1941, viveu algumas semanas com nativos da Polinésia Francesa, no Oceano Pacífico. Dessa experiência, nasceu o primeiro livro — “Typee” —, lançado em 1846. Publicou, ao todo, onze romances e sete contos, com destaque para “O Homem de Confiança”, de 1857, e “Billy Budd”, publicado postumamente em 1924. Suas obras foram largamente adaptadas para a televisão e para o cinema. A última versão do “Moby Dick” saiu em 2013, com direção do cineasta Frank Zamacona.


Escritores Americanos

UP TOGGLE DOWN

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados