moby-dick17aCapitão Ahab Vs. Moby Dick

24/05/2017 — A Editora Nova Fonteira está lançando uma nova edição do clássico “Moby Dick”, do norte-americano Herman Melville. A história é narrada pelo personagem Ishmael, tripulante do baleeiro comandado pelo capitão Ahab. O capitão, em sua última viagem, deseja capturar a grande baleia branca que, no passado, arrancou uma das suas pernas. A beleza e a complexidade da obra residem na forma como o autor consegue explorar com maestria os mais diversos gêneros literários, construindo, ao mesmo tempo, diálogos shakespearianos, descrições científicas precisas e reflexões filosóficas sobre o bem e o mal. Publicado em 1851, o livro recebeu duras críticas da imprensa especializada da época.

Moby Dick” é o nome dado ao cachalote enfurecido, de cor branca, que havendo sido ferido várias vezes por baleeiros, conseguiu destruí-los. Originalmente foi publicado em três fascículos com o título de “Moby Dick ou A Baleia” em Londres, Inglaterra, em 1851, e ainda no mesmo ano em Nova York, Estados Unidos, em edição integral. O livro foi revolucionário para a época, com descrições intrincadas e imaginativas das aventuras do narrador, suas reflexões pessoais e grandes trechos de não-ficção sobre variados assuntos, como baleias, métodos de caça a elas, arpões, a cor branca (da Moby Dick), detalhes sobre as embarcações, funcionamentos e armazenamento de produtos extraídos das baleias. O romance foi inspirado no naufrágio do navio Essex. Atingido por uma baleia, afundou em seguida.

herman-melville1O Autor Herman Melville
Nasceu no dia 1.º de agosto de 1819 e morreu no dia 28 de setembro de 1891, na cidade de Nova York, Estados Unidos. Em 1830, mudou-se com a família para a cidade de Albany, no Estado de Nova York, onde completou os estudos. Antes de se tornar escritor, trabalhou como bancário, professor e agricultor. Em 1839, começou as suas aventuras marítimas, embarcando em vários navios mercantes e baleeiros. Em 1941, viveu algumas semanas com nativos da Polinésia Francesa, no Oceano Pacífico. Dessa experiência, nasceu o primeiro livro — “Typee” —, lançado em 1846. Publicou, ao todo, 11 romances e sete contos. Suas obras foram largamente adaptadas para a televisão e para o cinema. A última versão do “Moby Dick” saiu em 2013, com direção do cineasta Frank Zamacona.

moby-dick 1998aBibliografia
1846 — Typee: Um Olhar Sobre a Vida da Polinésia
1847 — Uma Narrativa de Aventuras Nos Mares do Sul
1849 — Mardi
1849 — Queimada Vermelha (tradução livre)
1850 — Jaqueta Branca (tradução livre)
1851 — Moby Dick, A Baleia Branca
1952 — Pierre
1853 — Ilha da Cruz (tradução livre)
1856 — Contos da Praça
1856 — Israel Potter
1857 — O Homem de Confiança
1924 — Billy Budd


Escritores Americanos

UP TOGGLE DOWN

 

 


© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados