banner-topo

Alain-Fournier teve quase toda a sua obra publicada postumamente

alain-fournier1Alain-Fournier

Henri Alban Fournier nasceu no dia 3 de outubro de 1886, na localidade de Chapelle-d'Angillon, França. Morreu no dia 22 de setembro de 1914, na localidade de Les Éparges.

Estudou no Liceu Lakanal, onde ficou amigo de Jacques Rivière, de quem viria a ser cunhado. Após ter tentado, sem sucesso, carreira no magistério, colaborou em diversos órgãos de imprensa. Em 1913, publicou sua obra prima: O Grande Meaulnes. Mobilizado durante a guerra, morreu numa emboscada, durante a primeira Batalha do Marne. Não chegou a conhecer o sucesso do seu romance.

No livro, a intriga bastante complicada tem um sentido fantástico e simbólico: há um ponto de felicidade que, uma vez atingido, não se repetirá jamais. São numerosas as obras da literatura francesa contemporânea que já tinham se utilizado da atmosfera de sonho e evocação contida em sua obra. Em 1922, foram publicados fragmentos de um segundo romance, intitulado Colombe Blanchet. Em 1924, apareceu Milagres, e, em 1944, A Mulher Envenenada. A atmosfera poética dos seus livros está presente na correspondência que manteve com Jacques Rivière. Essa correspondência foi publicada em dois volumes. O Grande Meaulnes foi transposto para o cinema em 2006, pelo cineasta Jean-Daniel Verhaeghe.

LOJA VIRTUAL
 adventure-cl1 adventure-cc1   casual-fem1
 Ligue Já: (16) 3409-2167


© 2013 Tio Oda - Todos os direitos reservados