FRANCISCO RABELAIS nasceu em dia e mês incertos do ano de 1494 na cidade de Chinon, Departamento Indre-et-Loire, França. Morreu no dia nove de abril de 1553 na cidade de Paris. Os detalhes da vida dele são muito esparsos. Sabe-se que foi um sacerdote de fraca vocação, um erudito apaixonado pelo saber, de espírito ousado e com propensão para as novidades e para as reformas. Depois de aparentemente ter estudado Direito, tornou-se franciscano. Nessa atividade, iniciou os contatos com o movimento humanístico. Depois, abandonou a religião para estudar Medicina.
Como escritor, entrou para a história da Literatura Francesa como autor das obras-primas cômicas da série “Gargântua e Pantagruel”. Os livros exploram lendas populares, farsas, romances, bem como obras clássicas. O escatologismo foi usado para a condenação humorística. A exuberância da criatividade, do colorido e da variedade literária asseguraram a popularidade do autor. Como poeta, é considerado o precursor da moderna poesia visual, como no poema “A Divina Garrafa”, texto poético inserido na ilustração de uma garrafa. Rabelais serviu-se da imaginação popular que herdara do espírito medieval, da estrutura narrativa das gestas, do estilo picaresco e da riqueza vocabular para versar sobre os problemas mais decadentes do seu tempo.
Gargântua
& Pantagruel
GARGANTUA & PANTAGRUEL é um romance em cinco partes. O primeiro livro detalha incidentes fantásticos nos anos iniciais do Pantagruel e do companheiro travesso dele, o Panurge. O segundo retrocede no tempo e na genealogia do pai do Pantagruel. Ao mesmo tempo, satiriza a escolástica e os métodos educacionais antiquados. O terceiro se desenvolve como uma sátira ao aprendizado intelectual, sobretudo pelas façanhas heróicas e pelos dizeres do Pantagruel. No quarto livro, o Pantagruel e o Panurge partem em viagem para verem o Oráculo da Garrafa Sagrada de Catai. O texto fornece cenas de sátira aos excessos religiosos. O quinto livro, o mais amargo, leva os personagens ao templo da Garrafa Sagrada. Lá, eles seguem os conselhos do oráculo, atingindo um nível impressionante do picaresco.