nicolas-boileau ft1Boileau

NICOLAS BOILEAU-DESPRÉAUX nasceu no dia 1.º de novembro de 1636 e morreu no dia 13 de março de 1711, na cidade de Paris. Crítico e poeta satírico, estudou direito e teologia. A partir de 1662, sofreu a influência do já célebre Molière. Em 1666, publicou as suas primeiras sátiras. Por volta de 1670, observou-se uma grande mudança na sua vida e na sua obra. Renunciou ao gênero satírico e passou a frequentar as sessões da Academia Francesa. Às sátiras, sucederam-se as epístolas.

Em 1674, a obra “A Arte Poética”, um guia para toda a técnica da poesia francesa. Três anos depois, foi nomeado pelo rei Luís XIV, juntamente com o Jean Racine, historiador real. O monarca teve de fazer pressão junto aos acadêmicos, a maioria deles vítima das “Sátiras”, para que o aceitassem entre eles. Entre 1687 e 1705, passou a residir numa casa que adquirira em Auteil, um subúrbio de Paris, onde reunia grande número de amigos. Por isso, a casa passou a ser chamada de “Hotel Auteil”. Transferindo-se novamente para o centro nervoso da capital francesa, viveu no claustro da Catedral de Notre-Dame. Ficou lá até o ano da sua morte.

nicolas-boileau ft2Nesse tempo, dedicou-se a preparar uma edição completa das suas obras, sob a encomenda oficial do rei. Os jesuítas, entretanto, atingidos anteriormente por suas sátiras, conseguiu a suspensão da ordem real. Quando morreu, em 1711, foi enterrado na Sainte Chapelle. Anos depois, seus restos mortais foram transferidos para Saint-Germain-des-Près. Foi chamado de “poeta da razão” e de “legislador do parnaso”. Sua influência em toda a Europa foi enorme, em vista da defesa intransigente que fez do bom gosto e do sentido clássico. De acordo com a crítica, possuía vasta cultura e escrevia com muito purismo.


Escritores Franceses

UP TOGGLE DOWN

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados