Renata Bonfiglio nasceu no dia cinco de julho de 1977 na cidade de Santo Ângelo no Rio Grande do Sul. Começou a carreira de modelo ao ser eleita Miss Rio Grande do Sul em 1999 e depois no mesmo ano Miss Brasil. Em 2000 foi eleita Miss Mundo Universitária num concurso realizado em Seul na Coreia do Sul. Formou-se em Direito no Instituto de Ensino Superior da cidade natal e em Jornalismo nas Faculdades Integradas Alcântara Machado de São Paulo. Trabalhou como locutora durante três anos na afiliada da Rádio Transamérica FM em Santo Ângelo.
Já na RBS TV foi responsável pela agenda cultural do programa “Tele Domingo”. Estreou na Rede Record em treze de julho de 2003 como assistente do Milton Neves no “Terceiro Tempo”, programa esportivo exibido aos domingos. Logo depois assumiu esse posto também no “Debate Bola”. É conhecida pelo epíteto de “o furacão colorado”, apelido dado por ela ser torcedora do Internacional de Porto Alegre. Em janeiro de 2007 assinou contrato com a Rede Bandeirantes para apresentar o programa “Jogo Aberto”. A atração foi ao ar a partir do dia cinco de fevereiro de 2007. Com esse novo programa disputou a audiência com o do ex-mentor Milton Neves.
Para conquistar o público do segmento futebolístico estudou muito. Assiste a cerca de dez jogos por semana entre campeonatos regionais, nacionais e internacionais. Acorda às seis horas da manhã e liga a televisão. Depois de ver as notícias do dia sobre futebol vai para a televisão, onde participa da pauta do programa “Jogo Aberto”, programa levado ao ar diariamente a partir das 11h30. Além de apresentar as notícias esportivas do dia, recebe convidados numa mesa-redonda, comenta os principais jogos da rodada, faz um balanço dos resultados, dá atenção à situação dos campeonatos e mostra lances polêmicos. O histórico dela confirma: é uma das poucas mulheres do Brasil que realmente entende de futebol.