VALÉRIA MONTEIRO nasceu no dia 26 de março de 1965 na cidade de Belo Horizonte, capital do Estado das Minais Gerais. Paralelamente ao ensino médio estudou dança. Na faculdade formou-se em jornalismo. Como modelo dividiu o título de “musa do verão carioca” no início da década de 1980 com a Vanessa de Oliveira. Nesse mesmo tempo tentou a carreira internacional ao mudar-se para Nova York, mas não deu certo. Voltando para o Brasil em 1984 estreou como apresentadora da EPTV de Campinas, emissora afiliada da TV Globo.
Depois, apadrinhada pelo então manda-chuva da emissora, o Boni Oliveira, transferiu-se para Globo Rio. Em pouco tempo tornou-se a musa do telejornalismo brasileiro. Depois de atuar como âncora do RJTV foi promovida para o programa “Fantástico”, no qual atuou entre 1988 e 1991. Em 1992, tornou-se a primeira mulher a apresentar o Jornal Nacional. Atuou no Brasil até 1996. Naquele mudou-se novamente para Nova York. Na capital do mundo, passou a trabalhar como modelo da agência Elite. Desfilou para as grandes grifes internacionais e fez editoriais de moda para diversas revistas do segmento.
Sem se afastar da tevê trabalhou para os canais de variedades Discovery e de notícias Bloomberg. Como modelo fotográfico realizou um ensaio sensual para a Playboy brasileira na edição de janeiro de 1994. O ensaio assinado pelo renomado J. R. Duran ocupou dez páginas internas. Voltou para o Brasil em 1999 como contratada da Rede TV! Mais tarde montou uma produtora independente e assumiu o comando de um programa na rádio carioca Paradiso FM. Em 2016 resolveu entrar para a política ao filiar-se Partido da Mobilização Nacional. Anunciou em 2017 a intenção de se candidatar à presidência da República, mas a ideia não foi para a frente. Como atriz registra dois créditos, um na minissérie “Incidente Em Antares” de 1994 e outro no filme “A Memória Que Me Contam” de 2012.