Lobo
da Estepe

filmeO romance “O Lobo da Estepe” foi lançado originalmente na Alemanha em 1927. É considerado um dos melhores dos livros do Hermann Hesse e um dos mais representativos da literatura alemã. Foi o primeiro livro do autor a ser traduzido para o português e publicado no Brasil em 1935. A trama conta a história do Harry Haller, um outsider, um misantropo de cinquenta anos, alcoólatra, intelectualizado e angustiado. Ele não vê saída para a sua tormentosa condição, autodenominando-se “lobo da estepe”. Mas alguns incidentes inesperados e fantásticos o conduzem decisivamente para o despertar do seu longo sono: conhece a Hermínia, a Maria e o Pablo.

Harry Haller, o protagonista, se sente dividido em duas pessoas diametralmente opostas. Uma está associada ao intelecto e aos ideais nobres aos quais ele aspira. A outra envolve instintos mais primitivos e desejos da carne. O romance descreve a tensão que domina a vida interior do protagonista com base em três perspectivas distintas: a de um sobrinho da sua senhoria burguesa, a de um pequeno tratado psicanalítico e a do próprio narrador. Com a ajuda de outros personagens, o protago0nista gradualmente descobre que o ego, longe de ser uma unidade, é em seu nível mais alto um universo múltiplo, um céu estrelado, um caos de formas. Assim, ele decide investigar as múltiplas facetas do seu ser. O livro foi adaptado para o cinema em 1974.

hesseHesse
HERMANN CARLOS HESSE nasceu no dia dois de junho de 1877 na cidade de Calw no Estado de Baden-Württemberg na Alemanha. Morreu no dia nove de agosto de 1962 na cidade de Montagnola na Suíça. É considerado um dos principais autores do Século 20. Não se encaixou estritamente num único movimento. É frequentemente descrito como um autor modernista com fortes influências do romantismo alemão, do existencialismo e do espiritualismo oriental. Publicou o primeiro livro, uma coleção de poemas, em 1899. O primeiro romance, o “Peter Camenzind”, saiu em 1903. Seguiram-se mais dez romances até 1958. Pelo conjunto da obra, recebeu em 1946 o Prêmio Nobel de Literatura.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados