Ergino

ERGINO na tradição mais abonada era rei da cidade de Orcômeno na Região da Beócia na Grécia. Era filho do Clímeno e da Buzige. Durante uma festa em honra ao deus das águas Poseidon, um carro pilotado por um tebano esmagou o pai dele. Enfurecido, marchou com um exército contra a cidade de Tebas, obtendo rápida vitória. Como indenização pela perda pessoal, exigiu do rei tebano um tributo anual de cem bois. O período da exigência foi de vinte anos.

Num dia, ao retornar da caçada ao Leão de Citerão, o Héracles (Hércules) encontrou os emissários do Egino que se dirigiam a Tebas em busca do tributo convencionado. O herói não os deixou passar. Enfrentou os emissários, cortou-lhes o nariz e as orelhas e enviou os pedaços à cidade de Orcomeno. Indignado com o ultraje, o rei organizou um novo ataque a Tebas. Ao se defrontar com o Héracles, que comandava uma armada de jovens tebanos, acabou vencido e morto. Numa tradição menos corrente, o Ergino era filho do deus das águas Poseidon. Nessa condição teria participado da expedição dos Argonautas. Após a morte do piloto Tífis, teria assumido a direção da nave Argos.

Referências

ORCÔMENO — Cidade da Região da Beócia na Grécia, localizada junto à foz do Rio Cefiso. Era a capital dos mínios, povo originário da Região da Tessália. A cidade era o centro do culto das Graças, em cuja homenagem se realizavam festas musicais.

CLÍMENO — Era filho do Présbon, rei da cidade de Orcômeno. Assumiu o trono após a morte do pai. Foi morto por um tebano num bosque sagrado dedicado ao deus das águas Poseidon. O filho Ergino vingou-lhe a morte.

LEÃO DE CITERÃO — Era uma fera de enorme tamanho e ferocidade que devorava os rebanhos do Anfitrião e do rei Téspio na região do Monte Citerão, sem que nenhum caçador ousasse atacá-lo. Foi morto pelo Héracles na primeira grande façanha do herói.

ARGONAUTAS — Heróis que saíram da cidade de Iolco e empreenderam viagem à Cólquida com o objetivo de buscar o Tosão de Ouro. Esse tosão possibilitaria ao Jasão assumir o trono de Iolco, usurpado pelo Pélias, tio dele. Os argonautas eram aproximadamente cinquenta.

Mitos Gregos

UP TOGGLE DOWN

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados