01Erifila
ERIFILA
era filha do Tálao e irmã do Adrasto. Casou-se com o adivinho Anfiarau e dele teve quatro filhos: Alcmeão, Anfíloco, Eurídice e Demonassa. Quando o Adrasto, favorecendo o Polinice, decidiu enviar uma expedição contra Tebas, o Anfiarau recusou-se a participar. Seduzida pelo colar da Harmonia, presente do Polinice, ordenou ao marido que se juntasse aos outros chefes e partisse para Tebas. Por ocasião dos Epígonos, ela recebeu do Tersandro, filho do Polinice, o manto da Harmonia. Assim, convenceu o filho Alcmeão a tomar o comando da luta contra Tebas. Ao retornar da expedição, o Alcmeão matou a mãe.

Referências

TÁLAO — Filho do Pero e da Bias. Uniu-se à Lisianassa ou Lisímaca e com ela teve o Adrasto, o Mecisteu, o Partenopeu, o Aristômaco, o Prónax e a Erifila. Participou da expedição dos Argonautas para encontrar o Velocino de Ouro.

ADRASTO — Rei da cidade de Argos. Preparou e chefiou a expedição dos Sete Contra Tebas. Foi derrotado pelos tebanos. Só escapou da morte graças à velocidade do cavalo Arião, conseguido junto ao herói Héracles (Hércules).

ANFIARAU — Filho do deus Apolo com a Hipermnestra. Do ancestrau Melampo herdou o dom da profecia e da adivinhação. Foi obrigado pela esposa Erifila a participar da expedição dos Sete Contra Tebas. Antes de partir, convenceu o filho Alcmeão a vingá-lo caso não voltasse do conflito.

ALCMEÃO — Filho do Anfiarau e da Erifila. Ao voltar da expedição dos Epígonos, matou a mãe. Dessa forma, cumpriu o juramento que fizera anos antes ao pai. Perseguido pelas Fúrias, refugiou-se no reino do Fegeu, onde se purificou do crime.

POLINICE — Filho do Édipo e da Jocasta. Quando o pai morreu, o irmão Etéocles usurpou a parte que lhe cabia no reino de Tebas. Assim, refugiou-se na cidade de Argos. Lá, recebeu o apoio do rei Adrasto para uma expedição de reconquista da cidade. A essa expedição deu-se o nome de Sete Contra Tebas.


 

Mitos Gregos

UP TOGGLE DOWN

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados