fernando-i-portugal1Fernando I
FERNANDO I DE PORTUGAL
nasceu no dia 31 de outubro de 1345, na cidade de Coimbra, Portugal. Morreu no dia 22 de outubro de 1383, na cidade de Lisboa. Reinou a partir de 28 de janeiro de 1367.

Filho do rei Pedro I com Constância de Castela, quis fazer valer suas pretensões sobre o trono daquela região espanhola, chegando mesmo a ser coroado em algumas cidades. Mas, apesar das três guerras que empreendeu contra Castela, nas quais contava com o apoio dos ingleses, não obteve nenhum resultado. Teve de assinar um tratado de paz em 1382. Foi cognominado pelos seus súditos de “o formoso” ou “o belo” por causa de sua beleza física. Seus adversários, porém, o chamavam de “o inconsciente” ou “o inconstante” por causa de sua desastrosa política externa.

No plano interno, tomou diversas providências em benefício da marinha e promulgou a Lei das Sesmarias em 1375 para o incremento da agricultura. Casou sua filha única, Beatriz, com João de Castela em 1383. Seu casamento com a intrigante Leonor Teles, cujo casamento anterior fora dissolvido por ele, lançou em grande descrédito a monarquia. A possibilidade de seu genro castelhano ocupar o trono português ameaçava colocar a nação sob a tutela de Castela. Contra isso, se levantou a burguesia, que apoiava o Duque de Aviz. Este chegou ao poder pela revolução de 1385. Com a sua morte, chegou ao fim a Dinastia de Borgonha. Seus restos mortais estiveram no Convento de São Francisco, em Santarém. Depois, foram transladados para o Convento do Carmo, em Lisboa.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados