sancho-i-pt1Sancho I
SANCHO I DE PORTUGAL
nasceu no dia 11 de novembro de 1154 e morreu no dia 26 de março de 1211, na cidade de Coimbra, Portugal. Foi coroado em 6 de dezembro de 1185.

Foi o segundo rei de Portugal. Filho de Dom Afonso Henriques, iniciou sua carreira militar aos treze anos, chefiando uma campanha contra os leoneses. Derrotado, fugiu para salvar a vida. Ao subir ao trono em 1185, encontrou o reino em relativa paz e pôde se dedicar à colonização interna, dando vastas terras às ordens dos Templários, dos Hospitalários, de São Tiago da Espada e de Calatrava.

A essas ordens coube a construção de castelos fortificados para impedir a invasão inimiga e para a proteção dos colonos que se fixavam ao redor. Aliou-se aos cruzados que aportaram no Rio Tejo vindos da Terra Santa. Juntos, arrasaram fortes e cidades — “sem curar de sexo nem de idade” —, o que deu lugar a represálias mouras no mesmo sentido. No plano interno, defrontou-se com o abusivo predomínio temporal da Igreja Católica. Com o apoio dos comerciantes, manteve sérios conflitos com os bispos da Cidade do Porto e de Coimbra, pois estes exigiam o pagamento do censo anual. Seu túmulo encontra-se no Mosteiro de Santa Cruz, em Coimbra, ao lado do túmulo do pai.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados