maria-i-port1Maria I

Maria Francisca Isabel Josefa Antónia Gertrudes Rita Joana de Bragança nasceu no dia 17 de dezembro de 1734, na cidade de Lisboa. Morreu no dia 20 de março de 1816, na cidade do Rio de Janeiro. Em 1760 se casou com seu tio — o infante Dom Pedro. Em 1777, sucedeu a seu pai — Dom José I.

Sua primeira providência no governo foi demitir o Marquês de Pombal, então primeiro ministro. Procurou estabelecer alguma liberalização política, com a reinstituição das audiências régias, abolidas no reinado anterior, nas quais se atendiam as reivindicações populares. Resolveu algumas disputas antigas entre Portugal e Espanha, através do Tratado de Santo Idelfonso (1777) e do Tratado da Aliança (1778).  Fundou a Biblioteca Pública da Corte em 1796 e o Observatório da Marinha em 1798. Incentivou a Marinha Mercante e destinou fundos para a instrução pública. 

A morte do seu marido em 1786, a do seu primogênito em 1788 e o pavor pelos acontecimentos da Revolução Francesa, levaram-na à loucura. Em 1808, com a ameaça de ocupação de Portugal pelos franceses, embarcou com seu filho — Dom João, então regente — e a comitiva real para o Rio de Janeiro. Ficou conhecida pelos cognomes de “A Piedosa” ou a “A Pia”, devido à sua extrema devoção religiosa à Igreja Católica, demonstrada, por exemplo, na construção da Basílica da Estrela, em Lisboa. No Brasil, passou a ser conhecida pelo cognome de “Dona Maria, a Louca”, devido à doença mental. No cinema, foi interpretada por Maria Fernanda no filme Carlota Joaquina — Princesa do Brasil, de 1995.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados