anjo-mau p1“Anjo Mau”

14/04/2016 — Desde o dia 28/03/2016 no ar, a reprise da novela “Anjo Mau”, no “Vale a Pena Ver de Novo” das tardes da TV Globo, bateu seu primeiro recorde de audiência no dia 12/04/2016. A trama da Maria Adelaide Amaral, regravação do sucesso do Cassiano Gabus Mendes, de 1976, cravou 17 pontos no Ibope, com 37% de participação, considerado um ótimo índice para o horário. O folhetim estrelado pela Gloria Pires, em 1997, já havia sido reprisado em 2003, na própria Globo, e, há dois anos, no Canal Viva. Originalmente, a novela foi ao ar no período de 8 setembro de 1997 e 27 de março de 1998. Foram 173 capítulos na faixa das 18 horas. Agora, embora tenha atingido um nível de audiência muito bom para o período vespertino, a reestreia, no dia 28/03/2016, amargou apenas 10 pontos, segundo os dados do Instituto Brasileiro de Opinião Pública.

anjo-mau1A novela traz como protagonista a ambiciosa e dissimulada Nice, cujo lado obscuro só é conhecido pelo telespectador. Filha adotiva do Augusto e da Alzira, ela busca ascensão social a qualquer custo. A mãe, uma mulher amargurada, é a única capaz de perceber a perversidade da filha, mantendo-se sempre atenta aos seus passos. Inconformada com a sua vida, que considera medíocre e sem perspectivas, Nice se enche de esperança quando surge uma oportunidade de trabalho na mansão dos Medeiros, onde o seu pai é motorista há anos. Ela aceita a vaga de babá do filho de Stela e logo percebe em Rodrigo, irmão da patroa, uma saída para os seus problemas. Decide conquistá-lo, apesar de o rapaz ser noivo da Paula. Ela passa por cima de todos para atingir o seu objetivo.

anjo-mau2Nice acaba fazendo o Rodrigo descobrir o romance da Paula com o seu próprio irmão, o bon vivant Ricardo. Arrasado, Rodrigo se torna um homem insensível, que não mais acredita nas mulheres. Para se vingar da ex-noiva, passa a sair com Nice, mas logo se sente culpado por estar usando a empregada. Desolado, começa a se relacionar também com Lígia, que pertence à sua classe social e é apaixonada por ele desde menina. Mas Luiz Carlos, irmão de Nice, também se envolve com a moça e se torna a maior arma da babá para tirá-la do caminho do Rodrigo. Enquanto isso, o mecânico Júlio, ex-namorado de Nice, sofre por seu amor. Bonito e charmoso, ele atrai todos os tipos de mulheres, mas só tem olhos para a amada, cujo carinho passa a novela toda mendigando. Em vão.

anjo-mau1No decorrer da trama, Nice descobre que é filha biológica de Alzira, fruto de um estupro. Depois de tê-la abandonado num orfanato, a mãe se arrependeu e buscou a criança, sem nunca revelar o segredo. Mas a mãe nunca conseguiu amar a filha, mal escondendo sua rejeição ao longo de todos aqueles anos. Nice finalmente consegue se casar com Rodrigo e engravida. O parto, porém, não é tranquilo. A ex-babá, com graves complicações de saúde, fica à beira da morte. No leito do hospital, ela recebe a visita da Alzira, que pede perdão à filha por tê-la rejeitado, e de Rodrigo, que declara seu amor e implora a ela que não o abandone sozinho com o filho. Mas Nice desfalece e entra em coma, deixando o marido desesperado.

Tempos depois, Nice reaparece na casa do Rodrigo, durante um jantar que reúne toda a família Medeiros. Todos ficam muito surpresos com sua chegada. A ex-babá diz, então, que vai embora com o seu filho para se conhecer melhor e resgatar a pessoa boa que ela sabia que era. A novela termina quando Nice, com seu bebê nos braços, tem uma grande surpresa ao encontrar Rodrigo no mesmo avião em que vai viajar. Na última cena, os dois brindam ao começo de uma nova vida. A trama teve média de 33 pontos no ibope. O primeiro capítulo alcançou 32 pontos. A menor audiência aconteceu no dia 23/12/1997: 23 pontos. O capítulo final conseguiu chegar aos 44 pontos.

Principais Atores
Glória Pires (Nice)
Kadu Moliterno
(Rodrigo)
Alessandra Negrini
(Paula)
Leonardo Brício
(Ricardo)
Mauro Mendonça
(Rui)
Maria Padilha
(Stella)
Regina Dourado
(Alzira)
Lavínia Vlasak
(Lígia)

Luciano Szafir (Júlio)


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados