jamesmonroe in1James Monroe

JAMES MONROE nasceu no dia 28 de abril de 1758 no Condado de Westmoreland, Virgínia. Morreu no dia 4 de julho de 1831.

Político norte-americano. Em 1782 foi eleito deputado por seu estado, através do Partido Republicano. Foi governador da Virginia de 1799 a 1802. Executou diversas missões diplomáticas, a mais importante das quais em Paris (1803), quando foi comprado o Estado da Luisiana pelos Estados Unidos. Em 1816, foi eleito presidente da República, cargo que tornou a exercer de 1821 a 1825. Comprou a Flórida da Espanha (1819), reconheceu as novas repúblicas da América e elaborou em 1823, o conjunto de princípios de política exterior conhecido como “Doutrina Monroe” e sintetizando no lema “a América para os americanos”.

A doutrina foi suscitada pelas tentativas dos russos (então de posse do Alasca) de interditar a navegação na costa noroeste do continente e pela ameaça das potências européias da Santa Aliança de impedir ou conduzir em proveito próprio os movimentos de independência das colônias espanholas. A doutrina proclamava que o continente americano não era um território destinado à colonização européia, e que as tentativas das potências européias para estenderem sua influência de modo unilateral sobre o continente americano seriam encaradas pelos Estados Unidos como uma ameaça à paz e à segurança do continente.

A Doutrina Monroe inspiraria a futura política norte-americana relativa á América Latina: em nome dela, o país exigiu e obteve da Inglaterra o controle exclusivo do Canal do Panamá (1901) e interveio em problemas internos de vários países, ao longo do processo em que os Estados Unidos assumiram a hegemonia no sistema interamericano.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados