01Jefferson

THOMAS JEFFERSON nasceu no dia 13 de abril de 1743 na localidade de Shadwell, Estado da Virgínia, Estados Unidos. Morreu no dia quatro de julho de 1826 na localidade de Charlottesville no mesmo estado. Teve infância e juventude tranquilas ao lado dos pais — um engenheiro civil e uma senhora de uma rica família colonial. Aos 16 anos, entrou para o William & Mary College em Williamsburg. Estudou Direito, Matemática e Ciências Naturais.

Depois, começou a ver o Direito não como uma ocupação, mas como força poderosa, capaz de moldar as instituições e a cultura de um homem. Um instrumento para a reforma política. Após cinco anos de estágio num escritório, foi admitido na Ordem dos Advogados em 1767. Embora tenha praticado a profissão com sucesso durante sete anos, decidiu abandoná-la para se dedicar à Política e à FilosofiaEm 1769, obteve uma cadeira parlamentar. Ocupou o cargo durante seis anos até, em 1775, ser escolhido como delegado de seu estado no Congresso Continental da Filadélfia.

No campo filosófico, seu primeiro ensaio importante foi uma negativa da autoridade do parlamento inglês sobre as colônias e uma crítica à política seguida pelo rei. O sumário exerceu considerável influência no processo de emancipação americana, no momento em que as relações com a Inglaterra pioravam (1774-1775). Quando o segundo congresso continental optou pela independência em 1776, foi escolhido para presidir a comissão encarregada de preparar a declaração formal da decisão, que foi aprovada em quatro de julho. Lavrou-se, então, a primeira constituição do país. Quando retornou a Virgínia, em outubro de 1776, revisou a constituição local que ele mesmo redigira, dando ênfase diversos pontos.

Obteve, ainda, a revisão do código penal do estado, abolindo a pena de morte. Esforçou-se para abolir a escravidão, mas só conseguiu uma lei que proibia a importação de novos escravos. Foi governador do estado de 1779 a 1781, quando se afastou da política por um ano. Retornando como membro do congresso, auxiliou o Benjamin Franklin e o John Adams na negociação detratados comerciais na EuropaEm 1785, substituiu o Franklin como embaixador na França. Quando do retorno aos Estados Unidos em 1789 foi nomeado secretário estado para o primeiro gabinete de George Washington. Como candidato do Partido Liberal (atual Democrata), elegeu-se em 1801 presidente do país. Em 1803, adquiriu o território da Luisiana junto à França por 15 milhões de dólares.

Em 1804 foi reeleito presidente. Em 1809 poderia ter sido reeleito para um terceiro mandato, mas preferiu não aceitar a candidatura. Quando deixou a presidência, tinha 66 anos, quarenta deles dedicados à Política. Sua influência continuou sendo substancial, principalmente através dos partidários James Madison e James Monroe, que foram eleitos presidentes na sequência. Apesar de não exercer nenhum cargo político, conseguiu obter o ato oficial com o qual sempre sonhou: o estabelecimento da Universidade da Virgínia. Dedicou-se exclusivamente a ela nos dezoito anos restantes da sua vida. Ele próprio desenhou os edifícios e supervisionou a construção de todos os detalhes, além de reunir o corpo docente e planejar os currículos. Considerava a educação vital para a existência de um governo livre.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados